Site icon DeFato Online

PRF resgata 15 trabalhadores submetidos a trabalho em condições análogas à escravidão

PRF resgata 15 trabalhadores submetidos a trabalho em condições análogas à escravidão

Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus e flagrou 15 pessoas que estavam em situação degradante. Segundo os trabalhadores, o ônibus era usado, também, como moradia. A ação aconteceu na manhã desse sábado (4) na BR 116, em Canoas.

Em operação de combate à criminalidade e fiscalização de trânsito, equipe da PRF deu ordens de parada a um ônibus, que estava em mau estado de conservação.

Inacreditável

Durante a fiscalização, identificou-se que o veículo transportava os passageiros em péssimas condições, sem acentos, sentados ou deitados em colchões sobre o assoalho ou sobre bancadas ao longo do corredor. Além disso, veículo estava em péssimas condições de higiene, com colchões, roupas, alimentos e produtos espalhados por todo canto.

De acordo com as vítimas, pessoas de Alvorada e região, entre elas dois jovens de 15 e 16 anos, eram convencidas a vender massa de arear panelas nas ruas de várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porém sem nenhum direito trabalhista, nem condições mínimas de higiene e saúde. 

Investigação

Diante da situação, a equipe aprofundou a fiscalização e descobriu que já havia um pedido do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina à PRF para fiscalizar tal veículo e identicar ocupantes, já que havia uma denúncia de transporte de trabalhadores em situação análoga à escravidão. 

O Condutor, o ajudante e todos os 15 trabalhadores foram encaminhados à Polícia Federal, em Porto Alegre, para registro da ocorrência. O ônibus foi removido por mau estado de conservação e 160 quilos de massa  recolhidos pela vigilância sanitária, já que não possuíam registro e licença nos órgãos sanitários.

*Com informações da PRF

Exit mobile version