O Governo de Minas, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), inaugurou no último sábado (8), em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, a primeira base descentralizada do programa Cemig Agro, projeto que visa melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para produtores de 774 cidades do Estado.
Com as bases, a Cemig espera reduzir significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e os períodos de interrupção de energia, evitando prejuízos a setores mais dependentes da energia elétrica, como produtores de leite e de proteínas, por exemplo.
A inauguração da primeira unidade do programa em Minas contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), do vice-governador Professor Mateus Simões (Novo) e de membros da diretoria da Cemig. “O que nós estamos fazendo aqui com essa primeira base, de 76 que a Cemig vai implantar, é proporcionar o restabelecimento de energia rapidamente quando faltar. Então nós teremos eletricistas em 76 bases espalhadas em todo o Estado”, explicou Zema.
“Aquele produtor rural que produz leite que precisa ser resfriado não pode ficar sem energia, assim como aquele que tem carne refrigerada congelada, então o que nós queremos, além de aumentar a quantidade de energia, é também fornecer uma energia com mais qualidade”, completou o governador.
Cemig Agro
Das 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia, 63 já estão em fase final de implementação ou início de operações (confira aqui a lista), como é o caso de Santa Juliana. O restante está em fase de identificação de imóveis com características compatíveis às requisições operacionais da base.
Cada equipe contará com três eletricistas, que terão à disposição um veículo 4×4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais, de forma ágil e eficiente. A primeira leva de utilitários foi entregue em janeiro. Para o funcionamento das bases, a Cemig contratou mais de 215 novos profissionais.
Início do programa
O Cemig Agro começou em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores e associações via telefone 0800 721 6600. Desde então, foram mais de 45 mil atendimentos realizados pela equipe da Cemig.
O programa ainda realizou limpeza e podas em mais de 42 mil quilômetros de linhas de energia e a inspeção preventiva em outros 140 mil quilômetros, para reduzir o número de interrupções devido a quedas de árvores.
Também foram instalados 2,7 mil religadores automáticos, equipamentos que podem restabelecer a energia de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes, o que também reduz o tempo da interrupção energética.