A última semana foi marcada pelo fim da primeira parte do “Festival de Inverno – Mariana 326 anos”. O evento, que acontece ao longo de todo o mês de julho, conta com uma extensa programação artística e cultural, repleta de surpresas e emoções.
Na semana do dia 11 a 15 de julho, foram realizadas Oficinas de Dança Urbana Contemporânea, ministrada pela TS Cia. de Dança. Além disso, a Cia. Lamparina realizou Oficina de Palhaçaria. As atividades foram destinadas aos jovens de 07 a 14 anos, e proporcionaram aprendizado e diversão aos pequenos marianenses.
Também foram realizadas a Oficina de Congo-Moçambique e a Oficina de Maracatu Rural, sendo uma manifestação do Folclore brasileiro com origem em Pernambuco. Para valorizar a cultura popular e o folclore aconteceu o Seminário Maracacongo, com uma roda de conversa sobre a cultura popular de Minas Gerais e de Pernambuco, no Cineteatro Municipal.
A Feira Noturna reuniu diversos visitantes que apreciaram o artesanato e a gastronomia mineira, na Praça dos Ferroviários. A noite foi animada com o show de Priscila Souza, tocando MPB e Sertanejo.
Além disso, aconteceu o Cortejo Cultural saindo da Igreja São Pedro em direção a Praça da Sé, que contou com a participação do Grupo Negro por Negro de Brumadinho/MG, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança/PE, Associação Cultural de Congado do Rosário de Mariana, Congado Nossa Senhora da Barroca, Congado Nossa Senhora do Rosário e Divino Espirito Santo, Congado Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Mariana.
Após o Cortejo Cultural, a Praça da Sé foi palco da apresentação musical – Afrojah de Pernambuco para o Espetáculo Maracacongo com o grupo Negro por Negro de Brumadinho e Grupo de Maracatu – Estrela de Ouro, de Aliança, Pernambuco e para o show musical, Santo Forte com Silvia Gomes e Projeto Maracacongo.
A programação da sexta-feira (15), foi um dos momentos mais aguardados pelos moradores e visitantes. O Terminal Turístico de Mariana recebeu o tão esperado show do Cantor Daniel.
Dia de Minas
Todo ano, em 16 de julho, o Governo do Estado instala-se na primeira cidade de Minas, realizando o tradicional “Dia do Estado de Minas Gerais”, instituído a partir da sanção da Lei Estadual nº 7.561, pelo Governador Francelino Pereira, em 1979.
A cerimônia realizada para relembrar os séculos de história foi aberta ao público e contou com a presença de 55 homenageados, familiares, amigos, autoridades, convidados, além da população marianense.
O evento iniciou-se com a Missa Solene, logo após ocorreu a cerimônia cívica oficial do “Dia de Minas”. A noite, para encerrar o sábado (16) de festividades, o Terminal Turístico de Mariana foi palco do show de Wilson Sideral.
O cantor ressaltou a felicidade de estar mais uma vez em Mariana: “Nossa primeira capital, Mariana é símbolo de Minas Gerais, estou muito feliz de tocar celebrando o aniversário, esses 326 anos de história, é muita história”.
Bandas
No domingo (17), aconteceu o Encontro de Bandas, na praça da Sé, com a participação de dez bandas civis do município. As Bandas de Mariana são parte da história e da cultura da cidade, seja na sede do município ou nos distritos, elas marcam a vida de muitos moradores e visitantes. Com isso, a manhã de domingo foi muito especial para todos com o desfile dos músicos pela cidade e com o Encontro das Bandas.
As Bandas se dobraram em homenagem à memória de Ataliba Dutra, o Lili Dutra, que possui uma rica história com a Banda Nossa Senhora da Conceição, em Furquim e com a cidade de Mariana, e a Geraldo de Jesus Gomes, o Geraldo Padre, fundador de coral, regente, professor, arranjador, copista e uma pessoa essencial para a história marianense.
Continuando com o fim de semana recheado de atrações, o Jardim de Mariana recebeu a apresentação do Circo da Jojoba. O espetáculo foi um momento repleto de muita diversão para a criançada e para todas as famílias que estavam presentes.
O local também foi palco para o Teatro Lambe Lambe – Cia Lua pra Rua e para a Trupe Nós Destinos, composta pelos atores Fernando Augusto e Cláudio Falcão. Eles encantaram a todos com as “Estórias de João Grilo e Chicó”, uma livre adaptação da obra “O Auto da Compadecida”.
Encerrando o dia e a primeira parte do “Festival de Inverno – Mariana 326 anos”, no Cineteatro Municipal, aconteceu o Espetáculo de Dança Dolores – Cia Mimulus de Dança. A Companhia possui a proposta de retomada do tradicional repertório das danças de salão, mas com muita contemporaneidade. A apresentação foi uma mistura de drama com comédia e com uma ambiguidade dos desejos e sentimentos encantando a todos que compareceram ao local para apreciar o espetáculo.
O “Festival de Inverno – Mariana 326 anos” possui uma programação com atrações gratuitas, trazendo cultura e entretenimento para Mariana, além de celebrar o aniversário da cidade. Clique AQUI e fique por dentro do restante da programação.