O primeiro caso de um detento do sistema penitenciário de Minas Gerais com coronavírus foi registrado neste sábado (2). O caso ocorreu no sul do estado, na cidade de Botelhos. O homem encontra-se isolado em cela específica e não apresenta sintomas fortes. A diretoria do presídio preocupa-se também com servidores e agentes penitenciários que tiveram contato com o preso.
Segundo informações dos responsáveis pelo sistema prisional, o detento deu entrada no presídio da cidade há 12 dias. Ele foi preso em Poços de Caldas, onde foram registrados duas mortes em decorrência do covid-19. Como o presídio de Botelhos é um dos vários do Estado classificados como porta de entrada de novos presos, que devem permanecer em quarentena para após ser atestada a saúde serem transferidos para outras unidades prisionais, ele foi transferido para o município. E essa situação causou revolta na cidade, que afirma descaso do Governo do Estado. Segundo o município, “muito pouco tem feito pelas condições mínimas de saúde dos detentos e agentes, trazendo diversos transtornos para o município”.

