Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (6), o diretório itabirano do Patriota anunciou o rompimento da aliança com o governo Marco Antônio Lage (PSB). Dentre outros motivos, o partido – primeiro a oficializar apoio ao então pré-candidato Marco Antônio – cita a falta de diálogo entre a Prefeitura e sua base como principal fator para a decisão. Além disso, acusações de interferência do Executivo no Legislativo também pesaram.
À reportagem da DeFato Online, o presidente do Patriota em Itabira, Clécio Lopes, afirma que a sigla tentou, de todas as formas, manter diálogo com Marco Antônio, mas não houve reciprocidade. Além disso, Clécio – que também é advogado, contador e mestre em direito público – relatou um caso que, segundo ele, foi o estopim para o fim da aliança.
De acordo com o presidente do partido, a gestão Marco Antônio Lage pediu ao vereador Sebastião Ferreira Leite, o “Tãozinho”, único representante da sigla na Câmara, que assumisse a presidência da Escola do Legislativo. O parlamentar, no entanto, cedeu a posição à vereadora Rosilene Félix (MDB). A tentativa de interferência em um tramite exclusivo da Câmara teria deteriorado ainda mais a relação entre ambos.
Clécio Lopes afirmou, ainda, que o Patriota sempre se interessou em discutir Itabira com os itabiranos, mas o mesmo não tem sido feito pelo Governo Municipal. Por fim, o presidente também enfatiza que Marco Antônio Lage não possui aliança com nenhum líder ou governante da cidade, o que evidencia sua falta de abertura ao diálogo político.
Atendendo a um pedido de posicionamento da reportagem, a Prefeitura ressalta que o rompimento foi uma “decisão unilateral do partido”. A Administração Municipal também diz que “sempre esteve aberta ao diálogo, participação e sugestão não só das legendas políticas, mas de toda sociedade civil organizada, cidadãos e cidadãs da cidade”.
O portal DeFato também entrou em contato com o vereador Tãozinho Leite, que prometeu retornar o pedido, mas ainda não o fez. O espaço segue aberto ao parlamentar. Confira, logo abaixo, o comunicado emitido pelo Patriota na íntegra.
Prezado Senhor Prefeito,
Ao saudá-lo cordialmente, venho através do presente, na qualidade de presidente do Partido Patriota Itabira – Patriota, estender os mais sinceros cumprimentos a Você e a todos os seus Secretários. Nós do Patriota, nos últimos dias, nos encontramos em reunião partidária municipal. O Partido Patriota, na presença de militantes no município de Itabira/MG e sua Diretoria, renovamos confiança no povo Itabirano, protagonista das grandes transformações que vivenciamos nos anos mais recentes, um Partido que se renovou e se construiu na última eleição de 2020, como um partido idealizador e representativo no legislativo municipal, com um Vereador em sua bancada.
Reafirmamos, igualmente, nossa convicção de que a edificação de seu Governo Municipal, tem a intenção de construção de uma sociedade, justa, fraterna e solidária, mas uma Itabira grande, e moderna, que é o nosso objetivo, de itabirano e Patriota, só se fará com o aprofundamento da democracia e a ampla participação organizada das maiorias sociais.
Atualmente, vimos a observar a Gestão Municipal, enxergando, um cenário de descompasso, desalinhamento do Governo com a sua base política. Desde o início da Gestão Municipal, observa-se a falta de diálogo do Governo com os Partidos da base de sua campanha, aqui o Patriota, seus aliados, e com os líderes locais. E tudo isso se intensificou, gerando a falta de alinhamento e comunicação do Governo Municipal com o legislativo desde o início, o que recentemente, concretizou com o resultado de um
Presidente do legislativo de oposição. Neste cenário caótico construído, o Patriota não ficou inerte, e continuou buscando a ajudar o Governo na participação e construção desse diálogo político, mas até o momento, caminhando para os dois anos e meio de gestão, o Governo não se manifestou, ao apoio do Patriota e demais outros lideres Itabiranos de sua base.Diante do cenário atual, em que o mundo ainda sofre as consequências do terremoto da crise global do Covid-19, Itabira também sofre, e mais grandemente de forma econômica, financeira e representativa, é que o Patriota vem a público apresentar propostas de superação das dificuldades do momento, ao tempo em que nos fiamos na determinação e esperança de que possamos continuar discutindo política governamental e pública de Itabiranos para Itabiranos, dentro de um Governo Municipal ou fora D’ele, viemos comunicar ao Governo Municipal, ao Sr. Prefeito Marco, que a partir de hoje não contemplaremos e não gostaríamos de se fazer associar o Patriota-Itabira, como base do seu Governo.
Dirigimos à Sociedade Itabirana, afirmando que no âmbito da governança Itabirana, reconhecemos avanços, apontamos erros, e sugerimos novos caminhos a trilhar, e sobretudo, divisamos um futuro de esperança, de progresso social e de paz.
Ao lado de resoluções que dizem mais respeito ao nosso funcionamento interno, divulgamos o presente ofício, que será publicamente apresentado como “Carta Aberta”, um documento de compromissos de Itabiranos.