Os servidores da rede municipal da educação de Belo Horizonte deram início a greve nesta sexta-feira (6) e pedem por recomposição salarial. Os trabalhadores aprovaram o movimento em uma assembleia realizada nessa quinta-feira (6), na Praça da Estação.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-REDE/BH) alega que a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou um “reajuste rebaixado”, de 2,49%. “Índice abaixo da inflação e do piso nacional do magistério — a categoria decidiu intensificar a mobilização”, afirma o sindicato.
Além da greve, os trabalhadores também aprovaram uma pauta de reivindicações prioritárias durante a assembleia. Confira os principais pontos:
- Recomposição salarial que respeite os índices de reajuste do piso nacional do magistério.
- Recomposição imediata do quadro de professores, especialmente nas EMEIs, onde a situação é ainda mais grave.
- Adequação da carreira, defasada após mudanças estruturais feitas desde 2020 e os impactos das reformas previdenciárias.
- Redução do número de estudantes por sala de aula, para garantir qualidade no ensino e condições dignas de trabalho.
- Ampliação do tempo de planejamento e isonomia no tratamento desse tópico entre os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
- Garantia da paridade nas recomposições salariais para os aposentados, conforme o direito garantido em lei.

