Site icon DeFato Online

Profissionais da enfermagem pressionam, vereadores cedem e ampliação do Pró-Família é aprovado em Itabira

Profissionais da enfermagem pressionam, vereadores cedem e ampliação do Pró-Família é aprovado em Itabira

Profissionais da enfermagem cobraram votação da ampliação do Prêmio Pró-Família - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Na última terça-feira (27), a Câmara de Itabira aprovou o projeto de lei 53/2022, que amplia o Prêmio Pró-Família no Município — mas após muita polêmica. A expectativa era de que o texto fosse retirado da pauta da sessão plenária, mas devido a uma grande pressão de profissionais da enfermagem, os vereadores voltaram atrás e confirmaram o segundo turno de votação da proposta.

Apesar dessa aprovação, o Prêmio Pró-Família seguirá sendo debatido para verificar a possibilidade de inclusão dos Assistentes Técnicos Administrativos (ATAS) e farmacêuticos que atuam nos postos do Programa da Saúde da Família (PSF) do Município na gratificação.

E o compromisso?

Durante a reunião de comissões, realizada na última segunda-feira (26), vereadores se comprometeram com Assistentes Técnicos Administrativos (ATAS) e farmacêuticos que atuam nos PSFs da cidade a retirarem de votação o projeto de lei 53/2022. Essa medida teria como objetivo solicitar a inclusão desses profissionais dentro do Prêmio Pró-Família — o que atualmente não acontece.

Durante a reunião de comissões, o líder de governo Júber Madeira (PSDB) chegou a dizer: “O que faremos é adiar a continuidade de discussão do projeto no plenário. Ele seria discutido e votado em segundo turno na reunião ordinária de amanhã (terça-feira). Nós vamos adiar esse processo, levar esses documentos à comissão responsável, levar ao governo, para que ambos possam avaliar as considerações documentadas aqui. Este é um compromisso”.

Porém, no dia seguinte, durante a reunião ordinária da Câmara de Itabira, o projeto de lei 53/2022 acabou sendo levado para votação em segundo turno — e aprovado novamente por unanimidade.

Manifestação

O projeto de lei 53/2022 só foi votado na terça-feira devido a intensa pressão dos profissionais da enfermagem. Diante da possibilidade da retirada de pauta do texto que amplia o Prêmio Pró-Família, trabalhadores que atuam na Saúde da Família, e que tem direito à gratificação, estiveram na Câmara de Itabira para cobrar o prosseguimento da tramitação da proposta.

Ainda na entrada do prédio do Legislativo, representantes dos enfermeiros abordaram os vereadores Júber Madeira (PSDB) e Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente, e pediram enfaticamente que o projeto de lei 53/2022 fosse colocado em pauta e votado. A mesma solicitação foi feita ao presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), quando também chegava à Câmara Municipal.

Profissionais da enfermagem abordaram Júber Madeira e Reinaldo Lacerda na entrada da Câmara Municipal de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

“Hoje [ontem] tivemos s surpresa da possibilidade da retirada desse projeto de pauta. O vereador pró-governo, o Júber [Madeira], nos disse que essa retirada é por erros de escrita [no projeto] que foi detectada pelo jurídico da Câmara. Mas tivemos a informação que essa retirada é por causa que os auxiliares administrativos juntamente com os farmacêuticos, pois eles também estão solicitando esse Pró-Família. E, hoje [ontem], viemos reivindicar que não seja retirado de pauta, que seja mantido, para que a nosso classe da enfermagem, sobretudo auxiliares e técnicos, tenha uma recomposição salarial, que ainda está longe do que a gente merece, porém é algo que poderá dar um ‘respiro’ para esperar o plano de cargos e salários, que temos a expectativa de que seja efetivado até fevereiro [2023]”, destaca o enfermeiro da Saúde da Família, Thiago Orneles Luiz em entrevista ao portal DeFato.

Líder de governo, Júber Madeira; enfermeiro Thiago Orneles; e presidente da Câmara, Weverton Vetão – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Os servidores municipais seguiram pressionando pela votação e, pouco antes do início da sessão plenária, os vereadores optaram por incluir a matéria na ordem do dia.

Para isso, o líder de governo Júber Madeira assegurou que uma comissão com representantes dos ATAS e farmacêuticos será recebida pelo secretário de Governo, Bernardo de Souza Rosa, e pelo procurador-geral do Município, Luiz Edson Bueno Guerra, nesta quarta-feira (28), pela manhã, para discutir a possibilidade legal de inclusão tanto dos ATAS quanto dos farmacêuticos no Prêmio Pró-Família.

A reunião também será acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi), Auro Roberto Gonzaga.

Outro compromisso assumido, segundo informações de Júber Madeira, é de que a Prefeitura de Itabira encaminhará um novo projeto de lei especificando quais os médicos têm direito a receber o Prêmio Pró-Família e fazendo as correções de redação necessárias.

Júber Madeira e outros vereadores conversaram com os profissionais da enfermagem antes da reunião da Câmara – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Desconforto em plenário

Durante a votação que aprovou a ampliação do Prêmio Pró-Família, diversos vereadores manifestaram o seu descontentamento com o governo Marco Antônio Lage (PSB). Para eles, a administração municipal tem enviado a “conta gotas” propostas de valorização de algumas categorias de servidores públicos, mas tem deixado outras de fora — o que gera situações de “desconforto” entre o Legislativo e os trabalhadores da Prefeitura de Itabira.

Dessa forma, cobraram celeridade na elaboração do novo Plano de Cargos e Salários, o que permitirá a valorização, de uma vez só, de todo o funcionalismo público municipal.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira desta terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Quer acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as sessões do Legislativo. Para assistir basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.

Exit mobile version