No próximo domingo (1º), moradores do distrito de Senhora do Carmo poderão participar de uma ação social gratuita do “Projeto Cabeça Feita”, criado em Itabira e com forte atuação na região. Durante o dia, serão oferecidas diversas atividades, como aferição de pressão, corte de cabelo, brincadeiras, entre outros. Além disso, haverá a oferta de alimentos, como pipoca e algodão doce.
O evento ocorrerá entre 13h e 16h, ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e contará com a participação da cantora Ana Paula. Fundador e atual voluntário do Cabeça Feita, o vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães, “Sidney do Salão” (PTB), enfatiza que o distrito já tem recebido alguns cursos do projeto.
“A expectativa é muito boa. Esse é o nosso primeiro evento de 2022, após o início da pandemia, e estamos voltando com tudo. O distrito foi escolhido porque a gente está com um projeto dos cursos lá (Senhora do Carmo), e levaremos esse dia de ação social para atender toda aquela comunidade. Então as expectativas são as melhores possíveis”, relata.
Citados por Sidney, os cursos oferecidos pelo Cabeça Feita abrangem diversas áreas. Por meio de capacitações, os participantes aprendem a trabalhar com unha, sobrancelha, fanfarra, marcenaria rústica, elétrica e aplicação de insulfilm. Além disso, também são oferecidas oficinas, como as de karatê, pintura e crochê.
De acordo com o legislador, eventos como o do próximo domingo promovem serviços muitas vezes inacessíveis a essas regiões. “Com esse tipo de ação, conseguimos levar um dia de lazer e atendimento para a comunidade local. Até porque tem aferição de pressão e vários serviços que às vezes não chegam a essas comunidades, principalmente os distritos. Então a gente leva um pouco de amor e solidariedade àquelas pessoas que precisam”, ressalta.
Por fim, Sidney do Salão adianta que outras ações do tipo serão realizadas, também, em Ipoema. Segundo ele, faz parte do planejamento do Cabeça Feita ampliar suas atividades aos distritos itabiranos.
“Chegar nos distritos faz parte de uma ação do Projeto Cabeça Feita. Desde o ano passado estamos trabalhando e estudando isso. Então chegamos agora no distrito de Senhora do Carmo, oferecendo alguns cursos lá, e agora vamos fechar com esse evento social. E também estamos programando chegar em Ipoema, porque a comunidade rural tem dificuldade de estar mais próximo do projeto, por conta da distância. Então o projeto vai até essas pessoas”, conclui.