Foi lançada no dia 15 de outubro a Chamada dos Bichos – Comarca Itabira, um projeto inovador que busca apoiar protetores independentes e organizações que atuam na causa animal nos municípios de Itabira, Santa Maria de Itabira, Passabém e Itambé do Mato Dentro. A iniciativa tem como objetivo principal promover o bem-estar animal por meio da doação de insumos e produtos essenciais para o trabalho diário de quem cuida dos animais.
Os interessados em participar da Chamada dos Bichos devem apresentar um projeto detalhado, de acordo com as especificações descritas no edital (acesse aqui), indicando os insumos ou produtos que precisam para dar continuidade às suas atividades. Após a avaliação dos projetos por pareceristas, será feito um ranqueamento para a distribuição dos recursos.
As propostas podem ser enviadas até as 18h do dia 15 de dezembro de 2024, através da plataforma Prosas. Para auxiliar os participantes, serão realizadas duas oficinas presenciais em Itabira, nos dias 9 e 23 de novembro de 2024, além de sessões de assessoria nos dias 26 e 27 de novembro, e 2 e 3 de dezembro, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar na elaboração dos projetos.
A divulgação das propostas selecionadas está prevista para o dia 10 de janeiro de 2025, nas redes sociais do Instituto Arbo e na plataforma Semente.
Como participar
Para submeter um projeto, é necessário acessar o edital na plataforma Prosas ou no perfil do Instagram do Instituto Arbo. Os interessados também podem tirar dúvidas enviando um e-mail para o endereço editais@institutoarbo.org.br até o dia 10 de dezembro deste ano. As respostas serão fornecidas em até três dias úteis após o envio.
A Chamada dos Bichos – Comarca Itabira é executada pelo Instituto Arbo com parceria da Prefeitura Municipal de Itabira e apoio da plataforma Semente, da 2ª Promotoria de Itabira, da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais e da Coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Minas Gerais,
Oficinas e assessorias
Além do envio de propostas, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e obter conhecimento técnico nas oficinas presenciais. As assessorias presenciais, programadas para os dias 26 e 27 de novembro e 2 e 3 de dezembro, servirão para esclarecer dúvidas sobre o projeto e aprimorar as estratégias dos protetores.