Um projeto criado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental da Unifei, quer conscientizar os itabiranos em relação aos cuidados contra a dengue e o coronavírus na cidade. O projeto “Momento da Ciência” tem como objetivo a comunicação clara e efetiva com a população a fim de orientar sobre os cuidados contra as doenças.
Por meio das redes sociais, os participantes do projeto publicam dicas e ações de proteção contra a Covid-19 e a dengue, que continua alarmante no município. A iniciativa está alinhada com a Secretaria Municipal de Saúde para um trabalho mais efetivo quanto à mobilização e adesão às práticas.
Para a professora Gisele Queiróz, a difusão dessas orientações em relação ao coronavírus são de extrema importância, visto que essas medidas podem ser consideradas o nome comum de agora em diante. “A gente vê que é importante que o comércio, demais atividades estejam funcionando, mas isso depende da adoção dessas medidas por parte da população. Acredito que isso vai ser o novo normal. Essas medidas de proteção individual são importantes para a coletividade, não vão sair da nossa rotina tão longo”, explica.
Ainda de acordo com Giselle, a comunicação direta com a população precisa ser mais próxima,para que cada indivíduo consiga ter consciência do quanto o seu cuidado individual interfere no coletivo.
“A gente acredita na importância dessa comunicação colaborativa e efetiva com a população de Itabira. Para que todos entendam que é necessário mudar os hábitos, os aspectos culturais. Que não pode mais abraçar, beijar qualquer pessoa sem os devidos cuidados. Muitos países que adotaram isso tem em seus dados resultados efetivos”, finaliza a professora.
Para ficar por dentro das dicas e informações publicadas pelos integrantes do projeto, basta acessar os seguintes links:
Covid-19
Dengue