Site icon DeFato Online

Projeto de Júlio Contador propõe “Creche para Idoso” em Itabira

idoso

O vereador Júlio Contador. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

A Câmara aprovou em primeiro turno, na última terça-feira (24), o projeto de lei (PL) 102/2023, que institui o programa “Creche para Idoso” em Itabira. A proposta, de autoria do vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), projeta a criação de unidades de cuidados às pessoas idosas do município, especialmente aqueles em vulnerabilidade social.

“São pessoas que requerem cuidados que as famílias, muitas vezes, não podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semidependentes permanecerem sozinhos, enquanto filhos, netos e parentes são obrigados a deixar suas casas para trabalhar ou estudar. No programa, os idosos terão à disposição atenção parcial com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação em um local apropriado. Nas referidas unidades, contarão com serviços de profissionais especializados como nutricionistas, professores de educação física, assistentes sociais e visitas profissionais da saúde”, diz um trecho da proposta, aprovada por unanimidade pela Casa.

Júlio Contador pondera, no entanto, que o projeto é bem diferente de outras ações já consolidadas em Itabira, como o Lar de Ozanam. “Chega a um ponto que ele fica dependente da família para cuidar. E a intenção desse projeto é proteger, principalmente, o idoso em estado de vulnerabilidade social. Não se confunde esse projeto com o Centro Dia, que já existe por meio de convênio, muito menos com o Lar de Ozanam, uma instituição de longa permanência. Então a creche tem toda uma especificação própria, um lugar adequado e próprio, e o tempo também é diferenciado”, argumenta.

A votação em segundo turno do projeto de lei 102/2023 deverá ocorrer na próxima terça-feira (31). Caso aprovado, o PL será enviado para sanção, ou não, do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Exit mobile version