Site icon DeFato Online

Projeto institui participação de pessoas com deficiência nas corridas de rua itabiranas

corridas de rua

Realizada em abril, Pratique Run - DeFato 30 Anos contou com participação de alunos da Apae. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Discutido na última segunda-feira (3), durante a última reunião de comissões da Câmara de Itabira, o projeto de lei (PL) 56/2023 exige a inclusão de uma categoria voltada apenas a pessoas com deficiência nas corridas de rua itabiranas. A proposta foi formulada pelo gabinete do vereador Júber Madeira (PSDB), que garante ter conversado com todas as partes envolvidas – como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desportistas, educadores físicos e líderes de equipes do município – para formulá-la. Algumas das competições promovidas na cidade já adotam a prática, como a Pratique Run – DeFato 30 Anos, realizada em abril.

Segundo Júber, a minuta do PL foi discutida durante quatro meses antes de ser enviada à Câmara. Para ele, o projeto evidencia o crescimento das corridas de rua no Brasil inteiro, inclusive em Itabira.

“Temos uma concepção clara de que a modalidade cresce muito não só em Itabira, mas no Brasil inteiro. E como há interesse de grande parte da população, paralelamente há também um interesse muito grande por parte dos portadores de necessidades especiais. Saber onde cabia a participação deles dentro desses projetos realizados em Itabira nesse processo de inclusão”, explicou o vereador à DeFato.

Júber Madeira – Foto: Guilherme Guerra/DeFato

O tucano ainda garante ter dialogado com as pessoas envolvidas no meio para entender as dificuldades de se implantar a ideia. Porém, diz Júber, elas não serão empecilho para que a medida entre em prática.

“Foram consideradas as dificuldades. Naturalmente, por se tratar de produção independente, principalmente na área do esporte, há dificuldades, como a falta de apoio e recursos. Mas nós chegamos a um ponto de equilíbrio, houve um consenso dessas equipes de corrida de rua. E a partir daí que chegamos aos percentuais e até mesmo o descritivo de cada artigo e proposta que estão dentro da redação”. 

Embora não saiba precisar o número exato de quantas pessoas com deficiência estão aptas a serem contempladas pelo projeto, Júber Madeira afirma que tratam-se de milhares. O parlamentar também pretende realizar uma corrida de rua assim que a lei for sancionada por Marco Antônio Lage (PSB). Clique aqui para ler o projeto na íntegra.

Inclusão

Durante a discussão do PL, houve a participação de integrantes da APAE de Itabira. Entre eles, o jovem Fábio Junior, de 24 anos. Com passagens pelas seleções mineira e estadual, o atleta elogiou o projeto.

“Quando a gente fala em inclusão da pessoa com deficiência, devemos falar da inclusão como um todo, não só da pessoa com deficiência mental, por exemplo. A minha deficiência passa despercebida, ninguém sabe que eu tenho deficiência intelectual. Se eu não te falar isso, passa despercebido. Então acho que o projeto é muito importante. Nem sempre é sobre vencer, é sobre participar. Iremos ganhar e perder, mas é importante termos isso em mente”.

Integrantes da APAE compareceram à Câmara para acompanhar a análise do projeto. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
Exit mobile version