Oferecer formação musical de qualidade para adolescentes, além de ensiná-los a construir o seu próprio instrumento são os objetivos da Prefeitura de Catas Altas ao trazer para o município o projeto Luthier.
No projeto, que acaba de completar 12 anos de atividade e é patrocinado pela Cenibra, crianças e adolescentes aprendem a arte da luteraria, que consiste em construir e restaurar instrumentos de corda, em especial a viola de 10 cordas.
As aulas em Catas Altas são gratuitas e já estão acontecendo no Centro Cultural Tenente-coronel João Emery. No total, serão disponibilizadas 60 vagas para adolescentes entre 12 e 18 anos. As inscrições estão abertas.
Paralelamente ao projeto Luthier, a Prefeitura também está oferecendo o curso de violão para adultos acima de 18 anos. No total, serão 20 vagas.
Aulas
As aulas de viola estão acontecendo na sexta-feira (das 13h30 às 16h30) e no sábado, das 09h30 às 12h30. Já as de violão serão promovidas às sextas-feiras, das 18:30 às 19:30 horas.
Durante o curso, os alunos, além de aprenderem a tocar, terão noção sobre escolha da madeira; métodos de cortes; técnicas utilizadas em máquinas e ferramentas; aprimoramento da habilidade manual; noções de física, matemática, mecânica e química; conceitos da utilização de instrumentos de medição de precisão e utilização de equipamentos de segurança.