Site icon DeFato Online

Projeto que autoriza Itabira a receber R$ 100 milhões da Vale para a Unifei chega à Câmara

Vale Unifei

Evento de assinatura do termo de intenções, em outubro do ano passado – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Foi lido na Câmara de Vereadores de Itabira, na tarde desta terça-feira (3), o projeto de lei que autoriza o município a abrir crédito especial suplementar para receber R$ 100 milhões doados pela Vale para construção de três novos prédios no campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O recurso é fruto de um termo de compromisso assinado em 22 de outubro do ano passado, pela Vale, Prefeitura de Itabira e Unifei.

O projeto deve ser discutido na próxima quinta-feira (5) na reunião de comissões e, se liberado pelos vereadores, votado na terça-feira (10). O investimento feito pela mineradora permitirá que o número de alunos da Unifei Itabira salte dos atuais 2,2 mil para mais de 4 mil. O dinheiro será repassado de forma gradual, mediante avanço das obras. O projeto contempla ainda o fomento dos programas de educação definidos pelo Hub de Educação e Tecnologia de Itabira.

“O projeto visa fomentar a diversificação da economia da cidade de Itabira, a geração de emprego e renda, além de valorização do setor educacional, em linha com os estudos realizados para o desenvolvimento de alternativas de diversificação econômica no município e região”, diz a justificativa da matéria. 

O aporte financeiro disponibilizado pela Vale será desembolsado da seguinte forma:

“A diversificação econômica do município com o término da exploração nas minas de Itabira tem se mostrado eficaz através da educação com base tecnológica, formando na cidade e na região, uma cultura de empreendedorismo e inovação tecnológica”, diz outro trecho da justificativa apresentada pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB). 

Enquanto aguardava um parecer da Vale, a Prefeitura de Itabira publicou em janeiro o edital de licitação para construção dos prédios de aprendizagem 4, 5 e 6 da Unifei. Contudo, em fevereiro, suspendeu todos os prazos do edital. O processo licitatório está agendado para acontecer no dia 25 de março, às 10h, no auditório do Executivo.

Exit mobile version