A Câmara Municipal de Itabira aprovou, na reunião desta terça-feira (26), o projeto de lei 4/2024, que distribui gratuitamente repelentes para gestantes itabiranas. Aprovada de forma unânime e em dois turnos, a proposta do vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) também pede que o mesmo seja feito em escolas municipais de Itabira.
Segundo o emedebista, o projeto é mais uma ferramenta no combate ao Aedes Aegypti na cidade. Até aqui, em 2024, Itabira confirmou dois óbitos por dengue e investiga outras 20 possíveis mortes em decorrência da doença.
“É mais um mecanismo para ajudar nossa população. É sabido por todos que o Aedes Aegypti, além de provocar a dengue, provoca o chikungunya e a zika vírus. Essa última doença responsável pela microcefalia. Se as grávidas forem picadas por esse mosquito, elas podem contrair essa doença, da zika vírus, e consequentemente os bebês podem crescer com microcefalia”, comentou.
Após a aprovação no Legislativo, o texto segue para sanção, ou não, do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Também caberá ao município, em caso de sanção, regular a proposta, que você pode conhecer melhor clicando aqui.
Dengue em Itabira
Principal doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, a dengue acumula 26.205 notificações somente neste ano. Destes, 7.840 já foram confirmados, enquanto 18.365 casos estão em investigação. Atualmente, há 63 pacientes internados pela doença nos centros hospitalares itabiranos.