Buscando a reafirmação do saber e da cultura tradicional pela da ótica da própria comunidade, através de registros fotográficos, o projeto RETRATO convida jovens das cidades de Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco, em Minas Gerais, a participarem das oficinas de fotografia como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
Durante as ações do projeto, as lentes das câmeras dos celulares serão utilizadas para registros fotográficos, instigando os participantes o saber artístico e profissional e a utilização de suas vivências, histórias e cultura como matéria prima para fortalecimento de suas identidades e vínculos com a comunidade.
O projeto RETRATO pretende construir um repertório de obras com pluralidade de expressões, empregando diversidade e riqueza para essa iniciativa. Nesse sentido, “RETRATO não é apenas a execução de uma oficina por si só, é uma oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento pessoal; uma oportunidade de resgatar a arte da fotografia no campo afetivo; enxergar e dar novos tratamentos às imagens do cotidiano dos participantes; e ao mesmo tempo, jogar luz, dar visibilidade, voz às potências dos saberes tradicionais, das comunidades do interior”, afirma o Coordenador do Projeto, Edson Filho.
O projeto Retrato (Pronac 212551) é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e realização da Horus Planejamento e Gestão, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Aprender, registrar e propagar
As oficinas do projeto, totalmente gratuitas, acontecerão em três cidades: Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco e serão realizadas nos formatos virtual e presencial, durantes os meses de junho e julho. O produto resultado das oficinas resultará em intervenções artísticas urbanas expostas em formato de lambe-lambe, em vias ou espaços públicos de grande circulação das cidades beneficiadas pelo projeto, e também em uma exposição virtual disponível plataforma digital do projeto.
Os interessados em participar do projeto precisam morar nas cidades beneficiadas, ter idade entre 16 e 25 anos e poderão fazer as inscrições durante o período de 15 a 26 de maio, através de formulário eletrônico, disponível no Instagram do projeto.