O teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) foi palco para a apresentação do projeto de extensão Start2B, do Centro Universitário Una Itabira, que tem como enfoque promover o empreendedorismo, a inovação e a liderança. O projeto é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Itabira.
Alunos da universidade tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e sanarem dúvidas sobre o universo empreendedor. O objetivo da Una é selecionar projetos que possam ser colocados em prática e que gerem ou que tenham potencial de gerar renda, empregos e exportações, promoção da inclusão social, diversidade cultural e o desenvolvimento humano e sustentável do município, visando a utilização do coworking público ItabiraHub.
A Una fará a mentoria dos projetos selecionados. A professora Maria Clara Franco Silva discorreu sobre a criação do Start2B e explicou que o trabalho tem finalidade essencialmente social e que, apesar de focar em inovação, a prioridade é melhorar as comunidades em Itabira e região.
Podem participar da iniciativa tanto alunos quanto pessoas da sociedade civil da cidade e da região. As exigências são que os interessados em integrar os trabalhos sejam maiores de 18 anos e, para cada projeto, haja a participação de um aluno da Una. Haverá cursos, palestras e oficinas, tudo viabilizado em parceria com o Sebrae, junto ao coworking ItabiraHub.
“Acho que é o momento de a gente praticar aquilo que aprendemos na universidade. É um momento em que a gente mescla tudo, todo conhecimento e teoria para virar uma experiência”, afirmou a professora.
Inscrições
Maria Clara esclareceu que, para serem colocados em prática, os projetos devem ser exequíveis e atingirem de alguma forma a sociedade. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira, 12 de abril, pelo site: www.start2bitabira.com.br, até o próximo dia 30. Deverão ser preenchidas fichas de inscrições. Todas as propostas serão recebidas e analisadas por um comitê julgador de professores voluntários.
O evento nessa quarta-feira contou com a mediação do jornalista e fundador do Grupo DeFato, José de Almeida Sana, e teve como painelistas, Ronaldo Silvestre, do Instituto Tecendo Itabira, Winícius Freitas, analista técnico do Sebrae Itabira, e Lorena Godoy, coaching do Uai Experience.
Para o jornalista José Sana, o lançamento do projeto foi uma semente que a Una plantou e certamente dará frutos. “É preciso fazer esse tipo de ação constantemente. Com isso, que a prefeitura e a Una que continuem incitando a comunidade a participar, buscar exemplos, porque é assim que se cresce. Começa sonhando e depois fazendo, primeiro na teoria e a prática vem no final”, espera.
Participações
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, relembrou a proposta de parceria entre a instituição de ensino e a prefeitura, e enalteceu a hélice tríplice, que é a filosofia da inovação, fomentada na parceria entre poder público, universidades e empresários.
Ronaldo Silvestre comentou sobre sua trajetória de vida e falou sobre a importância de se pensar nas bases, aliando empreendedorismo social e empreendedorismo ambiental. Ele contou cases de sucesso conectando vertentes ambiental e social no Brasil e no mundo. A coaching Lorena Godoy discorreu sobre os valores pessoais, resultados e propôs uma reflexão de onde se quer chegar. Ela ainda explanou sobre se colocar em prática os planos pessoais, buscar a identidade em todos os sentidos, fortalecendo as habilidades pessoais.
Também participaram do evento diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura de Itabira, Sérgio do Amaral, e o presidente da Acita, Eugênio Muller.