Site icon DeFato Online

Projetos minerários ampliam geração de empregos em Barão de Cocais

empregos Barão

Muro da Vale em Barão de Cocais em foto feita no ano passado - Foto: Anna Gonçalves/DeFato

Reportagem veiculada na edição 74 do Jornal DeFato Cidades Mineradoras

O primeiro semestre apresentou um saldo positivo para Barão de Cocais em relação à criação de novos postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município teve 339 novas admissões e 205 desligamentos até o mês de julho. O aumento das contratações, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, se deve às obras emergenciais na barragem Sul Superior.

Desde que a barragem Sul Superior foi colocada em risco iminente de rompimento, as proximidades da estrutura vêm passando por obras emergenciais. A intenção é diminuir os riscos à população das chamadas Zonas Secundárias de Salvamento (ZSS). Diversas interferências foram necessárias por parte da mineradora, como a construção de um mega muro, colocação de telas e blocos de granito ao longo do rio São João. Nesta fase foram abertas mais de 400 oportunidades de emprego. 

O Secretário de Comunicação do município, Marden Chaves, confirmou à DeFato que a perspectiva é de um número ainda maior de empregos para os próximos meses. “Sem dúvidas houve uma melhora evidente em relação ao número de empregados. E estamos aguardando o início da atuação em novos empreendimentos, como na Cava da Divisa, Brucutu e Mina do Baú, que tiveram as licenças ambientais conquistadas, para um prospecto ainda melhor de empregabilidade e rentabilidade para a cidade”, disse. 

Expansão da Mina do Baú 

A Câmara de Atividades Minerárias (CMI), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou em outubro de 2019 a expansão da Mina do Baú, sob responsabilidade da MR Mineração, em Barão de Cocais. De acordo com a MR Mineração, proprietária do empreendimento, a nova capacidade produtiva proporcionará a geração de 130 empregos diretos e outros 25 indiretos. 

Segundo a MR Mineração, as novas vagas de emprego permitirão a produção em dois turnos de 8 horas de atividades. Ainda, de acordo com a empresa, serão realizadas atividades que favoreçam o acesso da população local às oportunidades de trabalho que forem abertas, observando a disponibilidade de pessoas com formação e perfil profissional aderente às demandas específicas de cada vaga, com atenção preferencial àqueles residentes na área de impacto direto da mina. 

Projeto Cava da Divisa 

O projeto de expansão da Mina de Brucutu aprovado em 2018, chamado de Cava da Divisa, ampliará a área da mina, ultrapassando a fronteira entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais. Com a expansão, cuja as obras já estão em andamento, a mineradora pretende elevar a capacidade de produção de Brucutu para 72 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. A expectativa, segundo a Vale, é de que sejam gerados mais de 800 empregos durante a obra e quase 170 diretamente na empresa depois de tudo pronto.

Exit mobile version