Em meio ao período eleitoral, candidatos e partidos espalham bandeiras por Belo Horizonte na propaganda eleitoral. Na capital mineira, o método tem gerado poluição visual em diversas praças da cidade, como as tradicionais Praça Sete e Raul Soares, nas regiões Centro e Centro-Sul de Belo Horizonte.
Segundo definição do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), “é permitida a utilização de bandeiras na propaganda eleitoral, desde que sejam móveis e não atrapalhem ou dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas ou veículos, devendo ser colocadas e retiradas diariamente, entre 6h e 22h”.
A Praça Raul Soares, no Centro-Sul de Belo Horizonte, que é um símbolo da capital e muitas vezes local de diversas intervenções culturais, atualmente sobre com as intervenções de propagandas eleitorais. Mesmo respeitando a lei eleitoral ao não atrapalhar o trânsito de pessoas no local, gera uma poluição visual perceptível na beleza da praça.
Outro ponto da capital mineira que sofre com a poluição visual dos wind banners, usados ao ar livre, é a Praça Sete, popularmente conhecida como Pirulito. Um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, também é alvo de partidos políticos para realização de propaganda eleitoral.
Algumas pessoas reclamam que os banners de propaganda política dificultam o trânsito de pedestres no local.
a poluição visual da praça sete em época de eleição é surreal
cinco jingle tocando um em cima do outro, você anda um pouco e recebe santinho de partido liberal, mais dois passos e você sai com adesivo de partido comunista tudo isso com cinquenta bandeiras bloqueando o caminho— monicat (@monicaluiza_) September 26, 2022
Saiba tudo o que acontece antes, durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizarão a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.
No domingo, 2 de outubro, acompanhe também a apuração das urnas em Itabira, em Minas e no Brasil, em tempo real.
Para não perder nada, acesse www.defatoonline.com.br ou sintonize a 90,5 FM.