A unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro João XXIII, em Itabira, foi alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (19). De acordo com um comunicado oficial emitido pela Prefeitura de Itabira, responsável pela unidade, dois homens invadiram o local por volta de 1h da manhã.
O resultado foram janelas quebradas e destruição generalizada de equipamentos. Um deles foi preso, porém o outro conseguiu escapar. Ainda de acordo com a Prefeitura de Itabira, por causa dos estragos causados pelos autores, o atendimento na unidade terá de ser alterado.
Dessa maneira, nesta segunda-feira (20), as consultas eletivas precisarão ser reagendadas; os pacientes sintomáticos respiratórios serão encaminhados para o PSF Fênix, onde haverá a regulação para o atendimento na carreta Saúde Móvel; os pacientes com demandas não respiratórias serão encaminhados ao Pronto Socorro Municipal; e a vacinação continua acontecendo normalmente no PSF do João XXIII, pela entrada lateral.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde já estão trabalhando no local para que o atendimento possa ser normalizado no mais breve tempo possível. Bem como realizando os consertos necessários para reestabelecer o funcionamento da unidade.
A expectativa da Prefeitura de Itabira é de que já na terça-feira (21), o PSF possa voltar a ser usado pela comunidade do bairro João XXIII.