Site icon DeFato Online

Quando posso realizar minha cirúrgia plástica após ser infectado pela Covid-19?

cirurgia plástica

Foto: Divulgação

Todos nós temos vivido tempos estranhos não é mesmo? Fomos todos pegos de surpresa por uma inesperada pandemia sobre a qual a medicina guardava muito pouco ou mesmo nenhum conhecimento. Tem sido difícil, mas estamos caminhando. Estamos vivendo essa triste realidade, mas assim como tudo na vida, trago uma única certeza: isso vai passar!

A medicina como uma ciência milenar que é, vez em quando, é desafiada, seja pelo o aparecimento de uma superbactéria, seja pelo reveses do surgimento das novas tecnologias ou até mesmo pelo surto de uma pandemia. Por isso, podemos dizer que a medicina se reinventa e ressurge mais forte a cada vez que humanidade é posta à prova.

Historicamente a medicina já precisou refazer seu modo de atuação por diversas vezes. A cronologia nos mostra que já passamos pelas mais diferentes pandemias ao longo dos séculos. Na Europa do século XIV, surge a “Peste Bubônica” causada por uma bactéria presente em pulgas e roedores infectados. Chamada de “peste negra”, assolou os europeus no século XIV matando entre 75 milhões e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia. Assim também ocorreu com a “Varíola”, doença viral que atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. Até mesmo o faraó egípcio Ramses II foi uma das vítimas.Em 1817, tivemos a primeira epidemia global de “Cólera”, doença causada por uma bacteria que matou centenas de milhares de pessoas. Em 1918 a Gripe Espanhola vitimou 40 milhões a 50 milhões de pessoas no mundo. Por aqui o presidente do Brasil, Rodrigues Alves foi uma de suas vítimas. Recentemente tivemos a primeira pandemia do século XXI, o vírus H1N1, causador da chamada “Gripe Suína”.

Aqui citei os maiores exemplo das pandemias que já vivemos em nossa história, desde longínqua à mais recente. E se chegamos até aqui foi devido à luta dos profissionais da saúde desde aquela época, para descobrir tratamentos adequados em cada uma delas. E querem uma boa notícia? Isso sempre acontece e isso e é sim motivo de esperança e também de alegria, por que não? Tenho recebido inúmeras mensagens em minhas redes sociais a respeito de dúvidas e a principal pergunta é,

“- Doutor, tive Covid-19 e tenho o sonho de fazer minha cirurgia plástica! Como devo proceder? Existe um tempo mínimo que tenho que esperar?”

Para responder este questionamento, a Sociedade Americana de Anestesiologia apontou qual o tempo de espera necessário para realizar a tão sonhada cirurgia plástica após ser infectado pela Covid-19. Este protocolo de espera que vem sendo seguido pela imensa maioria dos cirurgiões plásticos do mundo levam em consideração a gravidade da infecção para determinar o prazo de espera antes de operar. São eles:

– 4 semanas- para pacientes que testaram positivo para Covid-19 e não apresentaram nenhum sintoma respiratório, somente sintomas vagos, como diarreia, dor de cabeça, etc.

– 6 semanas – para  pacientes que testaram positivo e tiveram sintomas respiratórios (tosse, entre outros), mas que  não precisaram ser internados.

– 8 a 10 semanas –  para pacientes que testaram positivos, foram internados e tem doenças de base (ex: diabetes, imunodepressão, etc.)

– 12 semanas: para pacientes que testaram positivo, e por apresentarem sintomas graves tiveram que ser internados em UTI

Então, se você se encaixa em algum dos casos citados, converse com seu médico e junto a ele certifique-se qual o tempo é necessário aguardar para realizar sua cirurgia. No Sottile Hospital Dia você fará todo o procedimento com máxima segurança, pois seguimos todos os protocolos sanitários e nossa equipe está pronta para recebê-lo com todo conforto e segurança que você merece.

Dr. André Miolo é médico, titular da sociedade brasileira de cirurgia plástica, International Membership American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e CEO do Sottile Hospital Dia

Exit mobile version