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Quatro meses após afundamento de pista, trecho da BR-381 segue interditado

Lula da Silva e a verdade sobre a interminável novela de duplicação da BR381

Além da necessidade da duplicação, a BR-381 convive com sérios problemas de infraestrutura – Foto: Reprodução/Twitter/@prf_mg

Em janeiro, a região do Médio Piracicaba, assim como boa parte do estado, sofreu com fortes chuvas. Desabamentos, enchentes, casas destruídas e até mortes deram o tom daquele mês. E um dos principais alvos da fúria da natureza foram as rodovias.

O km 321 da BR-381, em Nova Era, por exemplo, registrou um afundamento da pista no dia 14 de janeiro. Desde então, nada foi feito para a reparação do trecho, e o fluxo de trânsito no local segue interditado parcialmente.

A única medida adotada foi a criação de um desvio de terra como rota alternativa aos motoristas. Mas o cenário caótico continua o mesmo. O local está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Desvio foi liberado no início de fevereiro.

Para piorar, já ocorreram diversos problemas no desvio feito pelo DNIT com apoio da Prefeitura de Nova Era. No dia 3 de abril, um motorista de caminhão foi assaltado no local, definido por ele como “aquele desvio ruim de Nova Era, cheio de pedras”.

Em fevereiro, um congestionamento de cinco quilômetros causou muitos problemas a quem transitava pela região. Por fim, o km 321 da BR-381 segue aparecendo na relação feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de trechos interditados e que devem ser evitados pelos motoristas, principalmente em feriados prolongados. A lista mais recente foi publicada na noite de ontem (10), às 22h38. Mais quatro trechos da rodovia aparecem na relação.

Foto: PRF/Reprodução

Bom Jesus do Amparo

Outro quilômetro da BR-381 que está parcialmente interditado há um bom tempo – quase três meses – e segue sem resoluções é o km 404, em Bom Jesus do Amparo. No dia 21 de fevereiro, uma queda de barreira causou o estreitamento da pista e interditou o trânsito para veículos com excesso lateral.

Assim como no km 321, foi construído um desvio. Nos dias seguintes à queda, grandes congestionamentos foram registrados no trecho, também de responsabilidade do DNIT. Mas os problemas não pararam por aí.

A rota alternativa já foi palco de pelo menos três acidentes sérios. Em 13 de março, um carro ficou completamente destruído após se chocar com uma mureta na altura do km 404 da rodovia, no sentido Vitória, Espírito Santo. A colisão aconteceu por volta das 6h, deixando duas pessoas feridas em estado crítico.

Foto: Internautas

No dia 5 de maio, um veículo colidiu exatamente contra a mesma mureta presente no desvio. Apenas oito dias depois, um novo acidente, envolvendo uma carreta, causou um congestionamento de 3 km no local.

Apesar das reclamações dos motoristas e dos diversos transtornos, ainda não há nenhum prazo para que o fluxo de trânsito em ambos os trechos da BR-381 volte ao normal.

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