E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. (Lucas 10:25-28)
Talvez essa seja a pergunta mais importante de toda a Bíblia e ao mesmo tempo a reflexão menos feita pela sociedade nos dias atuais. Lembro-me de quando adolescente, uma amiga escreveu em meu caderno a seguinte frase: “Curta a vida que a vida é curta”. Com certeza, como eu, naquela época ela não conhecia a Palavra de Deus e não sabia nada sobre a eternidade. A primeira informação que podemos extrair do texto bíblico acima é que a vida eterna é uma realidade, ou seja, a morte não é o fim, caso isso não fosse verdade Jesus teria dito ao homem que o questionava.
Mas o que é a vida eterna? Jesus disse para um dos homens que estava crucificado ao seu lado: “Hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43, imagine fechar os olhos aqui e abri-los no paraíso com Deus. Eu sei que parece sonho de criança, mas é a Palavra de Deus. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” João 17:3. Dizem que a eternidade foi criada por Deus por que esse é o tempo que vamos precisar para conhecê-lo totalmente.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23. A morte e o castigo eterno existem por causa do pecado, mas Deus por Seu grande amor com que nos amou, enviou Seu Filho Jesus para sofrer o castigo em nosso lugar, Ele veio para morrer a nossa morte para que pudéssemos viver a vida Dele. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.
Voltando à pergunta que não quer calar: “Que farei para herdar a vida eterna? Muitos acreditam que vão para o céu por que não fazem algumas coisas erradas (“nunca matei, nunca roubei, não bebo, não fumo, não uso drogas…”), sem dúvidas tudo isso é muito bom, mas é importante compreender que pecado não é só as coisas erradas que fazemos, mas também as coisas certas e necessárias que deixamos de fazer, Jesus nos deu três pistas do que fazer para herdarmos a vida eterna.
Em primeiro lugar, leia a Bíblia. A resposta de Jesus vem em forma de outra pergunta: “Que está escrito…?”, em outras palavras você sabe o que está escrito na Palavra de Deus? Você conhece a Bíblia? Se a vida eterna está em Jesus Cristo é indispensável que O conheçamos verdadeiramente. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39.
Costumo dizer, que Deus não nos deu a Sua Palavra para decorar algum móvel da nossa casa aberta no salmo 91 ou 23, Ele nos deu a Sua Palavra para que possamos conhecer a Sua vontade para nós. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito” Josué 1:8. Dia e noite, precisamos dedicar tempo para conhecermos a Palavra do Senhor, disso depende nosso destino eterno.
Em segundo lugar, interprete-a corretamente. Jesus lhe fez uma segunda pergunta: “Como interpretas?” Aquele homem deu um show de interpretação, indicando que o amor é a chave para uma interpretação correta de toda a Bíblia. Amor pleno, integral, total a Deus (“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;”) e amor ao próximo, como a si mesmo (“e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”). Qualquer interpretação da Bíblia que não tenha esse fundamento não pode ser aceita. Se você ama ao Senhor seu maior desejo é agradá-Lo, se você ama seu próximo jamais fará a ele o que você não gostaria que fosse feito a você.
Por último e não menos importante, pratique-a. Uma vez que aquele homem demonstra ser um conhecedor da Palavra de Deus e ter uma excelente interpretação da mesma, Jesus encerra dizendo: “Faze isto e viverás”. De nada adianta conhecer e entender a Palavra de Deus se não a colocarmos em prática nas nossas vidas. Jesus disse: “Se me amais, obedecereis aos meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os obedece, esse é o que me ama. Quem não me ama, não me obedece…” (João 14:15,21,23,24).
Para Deus, nossa maior prova de amor é seguirmos a Sua Palavra, não tem haver com se converter a uma religião, mas conhecer, interpretar corretamente e praticar a Bíblia Sagrada. Veja o que está escrito em Tiago 1:22-25: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”.
Eis ai o que fazer para herdar a vida eterna, não deixe para amanhã o que você pode e deve fazer hoje.
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.