Caros amigos leitores, espero que você e sua família estejam bem.
Nos últimos dias estamos acompanhando com consternação a tragédia ocorrida em Santa Maria de Itabira ocasionada pelas fortes chuvas.
Tenho um amor grande por esse município pois lá vivi desde 2014 até o último mês de janeiro. Tive a oportunidade de visitar por duas vezes na última semana algumas famílias e ver de perto a dor de cada pessoa que perdeu bens materiais e daqueles que perderam seus entes queridos. Mas, ao mesmo tempo, todo o município sentiu de perto a compaixão dos próprios moradores, das cidades vizinhas e de toda parte do Brasil.
Na oração do ângelus no dia 2 de agosto do ano passado, o Papa Francisco refletindo sobre a passagem evangélica da multiplicação dos pães nos disse: ““Compaixão” pelas necessidades dos outros, confiança no amor “providente” do Pai e “corajosa” partilha. E qual é a lógica de Deus que vemos aqui nessa passagem? A lógica de cuidar do outro. A lógica de não lavar as mãos, a lógica de não olhar para o outro lado. Não. A lógica de cuidar do outro. Eles que se arranjem não faz parte do vocabulário cristão.
Concretamente estamos experimentando a compaixão em cada gesto de solidariedade nesse momento difícil.
Mas aqui quero também partilhar com vocês um aprendizado que tive com Senhor Ézio Bretas, de Santa Maria de Itabira, que com muita sabedoria transmite sempre a todos que com ele se encontram e aos seus familiares, “seus ensinamentos são eternos e dizem muito de jeito de viver dele” ( testemunho de seus filhos).
Quem Tem Deus tem tudo: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza,
o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador
e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor”. (Salmo 91)
Pra tudo tem jeito: “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de matar e tempo de curar; tempo de demolir e tempo de construir. Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de gemer e tempo de dançar. Tempo de atirar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de apartar-se. Tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3).
Amanha é um novo dia: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
2 Coríntios 5:17. “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” (Salmo 42).
Diante de tantas dificuldades e sofrimentos, confiemos ao Senhor nossa oração com essas sábias palavras: “Quem Tem Deus Tem Tudo, Pra tudo Tem Jeito e Amanhã é Um Novo Dia”.
Obs: as citações bíblicas acrescentei por minha própria conta, mas que iluminam os ensinamentos de Senhor Ézio.
Deus os abençoe pela intercessão de São José.
Padre Anderson Ferreira Teixeira é colunista da DeFato Online.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.