Site icon DeFato Online

Questionada sobre obras da Unifei, secretária não consegue estipular prazo

Unifei

Foto: Gustavo Linhares/DeFato

A construção de três novos prédios do campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) voltou a pautar a reunião de comissões da Câmara nesta segunda-feira (10). Durante a sua primeira prestação de contas na Casa do Legislativo, a secretária municipal de Obras, Transporte e Trânsito, Elaine Mendes, foi questionada sobre a lentidão das obras e não soube estipular um prazo de entrega dos novos prédios.

Primeira a falar sobre o assunto, a vereadora Rose Félix (MDB) perguntou qual o atual estágio das invervenções realizadas na universidade. Elaine disse que Prefeitura, Vale e empresas envolvidas estão se reunindo regularmente, mas pontuou que pequenas burocracias complicam o andamento das obras. Ela ainda citou as prestações de contas que devem ser realizadas pelo Executivo para que a Vale siga com o repasse das verbas necessárias ao projeto.

“Estamos fazendo reuniões com a Vale, com as três empreiteiras, o fluxo da prestação de contas é muito burocrático, e tem que ser mesmo. Tivemos algumas mudanças, como a questão da fachada, a questão das esquadrias, alguns produtos que saíram de linha. Então tiveram essas inconsistências que estão sendo tratadas. É muito importante esclarecermos aqui que a obra continua e que estamos tendo êxito nesta prestação de contas. Tomara que daqui a quatro meses eu venha com números melhores”, disse ela.

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Diante da resposta da secretária, Rose questionou se a Vale ainda não realizou um novo repasse por falta de aprovação da mais recente prestação de contas das obras da Unifei. Elaine ponderou que os números não foram reprovados, mas ainda precisam ser analisados.

“Não foi analisada na íntegra (a prestação de contas). Porque, por exemplo, por causa de uma esquadria, temos 260 inconsistências, é muito minucioso. E não é porque não foi aprovado, primeiro aprovamos com os fiscais, tanto da Vale quanto da Prefeitura, para depois levar ao conselho fiscal da Vale. Esse segundo repasse ainda não houve porque ainda não levamos essa prestação…o trabalho já está acelerado e acreditamos que com 15 dias conseguiremos levar para a aprovação do conselho”, explicou a secretária.

Já Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), presidente da Câmara, perguntou à chefe do setor de Obras da Prefeitura se há um prazo estabelecido para a entrega dos três prédios. Elaine Mendes afirmou que não e, logo em seguida, ouviu críticas da petebista, que classificou a situação como uma “vergonha”.

“Outro dia até brinquei com um colega, começou a construção de um prédio aqui e falei: ‘Gente, será que esse shopping vai ficar pronto primeiro que a Unifei?’. É uma vergonha, não para o Executivo, mas para nós itabiranos. Porque por falta de dinheiro não é, falta de projeto não é, empresa tá lá. Então por quê? O que está acontecendo que essa obra não fica pronta? Para nós será uma vergonha e a senhora há de concordar comigo sobre essa situação”, concluiu.

Exit mobile version