Convocado a prestar contas na Câmara Municipal de Itabira em junho, o secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, pediu o adiamento da prestação para agosto deste ano, devido a “férias complementares previamente agendadas” e compromissos “inadiáveis” relacionados à Prefeitura. Porém, desde então, o secretário tem postado normalmente sua rotina de trabalho nas redes sociais, como no storie abaixo, feito há pouco mais de uma semana. Você também pode conferir, logo abaixo, o pedido de posicionamento feito pela reportagem.
Tentando entender a situação, o portal DeFato pediu, em mais de uma oportunidade, esclarecimentos a Quintão sobre a contradição, mas sem obter respostas. Enquanto isso, todas as pautas das reuniões de comissões da Câmara seguem prometendo a aguardada prestação, sem que ela, no entanto, aconteça.
As prestações de contas dos secretários municipais de Itabira se tornaram obrigatórias após a Câmara aprovar uma emenda à Lei Orgânica Municipal proposta pelo vereador Rodrigo Diguerê (PTB). As apresentações são sempre realizadas nas reuniões de comissões e já renderam capítulos importantes da política itabirana. As recentes denúncias de corrupção contra a gestão Amilson Nunes na Itaurb, por exemplo, surgiram em uma delas. O caso culminou na exoneração do ex-secretário.