Talento tem nome, endereço e profissão. A estudante Raiani Fernandes Guilherme, 17 anos, é moradora do bairro Pedreira, onde faz o curso Técnico de Administração, na Escola Estadual da Fazenda da Betânia . A jovem está quebrando um importante paradigma esportivo e cultural: a prática do jogo de xadrez. Essa atividade é quase restrita ao universo masculino. Tanto que raramente ela joga contra homens.
“Na maioria das vezes, a competição é de meninas contra meninas, e meninos contra meninos. Mas quando há poucas meninas, faz-se uma competição de todos contra todos”, ressalta a enxadrista.
Raiani começou a jogar Xadrez, na quinta série, quando tinha apenas dez anos de idade. O esporte não fazia parte da grade curricular do estabelecimento de ensino, mas se transformou numa ação pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio. Raiani aprendeu essa atividade com os professores Edwyn Lorram e Crispim Nogueira.
O desempenho da desportista chama a atenção. Já conquistou o primeiro lugar de torneios em João Monlevade, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo. Em Itabira, também foi vencedora de uma disputa na Aposvale. Raiani Fernandes faz uma projeção bastante clara para o seu futuro. “Eu pretendo estudar Arquitetura e Engenharia Civil, mas não abro mão do jogo de Xadrez, Jamais”. Confira a entrevista da enxadrista, no Sala de Visitas da TV DeFato.