O levantamento da startup Mapfry, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), listou as melhores cidades do Brasil para ter filhos. Dentro do recorte de Minas Gerais, a pesquisa tem cinco cidades que se destacam no estudo, que avaliou os municípios com base em alto e baixo desenvolvimento, volume de crianças, infraestrutura urbana e dinamismo.
Em Minas Gerais, Nova Lima, Capitólio, Belo Horizonte, Extrema e Santana do Paraíso são as cinco melhores cidades para se ter filhos. Segundo o levantamento, indicadores de desenvolvimento, volume de população infantil e atividade econômica se destacaram como os mais representativos.
Cidades como Nova Lima (MG), Bady Bassitt (SP) e Santana de Parnaíba (SP) lideram o ranking, proporcionando ambientes excepcionais para as famílias com filhos.
“O principal destaque vai para as cidades médias próximas a regiões metropolitanas, como Nova Lima que fica perto de Belo Horizonte, Bady Bassitt que é vizinha da próspera São José do Rio Preto e Santana de Parnaíba, que faz parte da Grande São Paulo”, diz o levantamento da Mapfry.
Metodologia
O estudo avaliou as cidades com base em cinco dimensões:
- Baixo desenvolvimento: identifica regiões carentes, onde serviços públicos são ausentes, bem como o desempenho escolar é baixo.
- Volume de crianças: a população de crianças em cada cidade.
- Desenvolvimento: reflete a qualidade da infraestrutura urbana, assim como bons indicadores de educação e saúde.
- Dinamismo: reflete a intensidade da atividade econômica.
- Alto desenvolvimento: alta cobertura de serviços públicos e qualidade das moradias.