Site icon DeFato Online

Recebeu SMS com link de cobrança sobre encomenda taxada? É golpe! Veja como agir

golpe dos correios

(Foto: Reprodução)

Um novo golpe está sendo praticado via SMS e pode fazer muitas vítimas no Brasil. Mensagens de texto (SMS) que exigem o pagamento de encomendas supostamente taxadas e retidas pela fiscalização não são enviadas pelos Correios.

Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links maliciosos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados são roubados.

A mensagem, falsamente atribuída aos Correios, sinaliza que o suposto pedido foi “barrado pela fiscalização alfandegária” ou que “seu pacote foi taxado e aguarda sua retirada”. O site para qual o usuário é direcionado chega a simular a página dos Correios utilizada para rastreamento de mercadorias. No entanto, ao checar o endereço do site, não é o mesmo utilizado pelos Correios. O site da empresa utilizado para rastrear as encomendas ou os envios é rastreamento.correios.com.br.

Confira abaixo como evitar e e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

Atenção aos canais de comunicação dos Correios: a empresa só envia e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

Exit mobile version