Site icon DeFato Online

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda

IR 2023: quando vale parcelar o saldo devido no Imposto de Renda?

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira, 22 a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2022. A Receita prevê o pagamento de R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. Para os que não têm prioridade legal, o pagamento é realizado por ordem de entrega da declaração, ou seja, quem declarou antes recebe primeiro.

Por isso, serão contemplados no terceiro lote contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento do terceiro lote será realizado no dia 29 de julho, diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por indicação de chave PIX.

Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022, que prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro:

Como consultar o terceiro lote de restituição do IR?

Para realizar a consulta e descobrir se será contemplado no terceiro lote, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Ao clicar no tópico “Etapas para a realização deste serviço”, a página apresenta links e instruções para o contribuinte realizar a consulta. O contribuinte também pode clicar no botão verde “Iniciar”, no topo da página, para ir direto ao site de consulta de restituições. Depois de preencher os dados, o contribuinte deve clicar em “Consultar”.

Quem acredita que deveria receber, mas não estiver constando como contemplado, pode verificar se há alguma pendência na declaração do IR através do Portal e-CAC. Após regularizar a situação, o contribuinte deve aguardar para consultar sua inclusão nos próximos lotes. No Portal e-CAC, é possível consultar a situação da declaração do IR e identificar pendências, por meio do “extrato de processamento”.

Pagamento

Se o crédito não for realizado por algum motivo, como a conta informada na declaração ter sido desativada, por exemplo, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, através dos telefones;

Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar novamente o pagamento, através do Portal e-CAC. É só acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

* Com Estadão Conteúdo.

Exit mobile version