Site icon DeFato Online

Receptividade itabirana foi diferencial para competição de Tae kwon-Do na cidade, diz organizador

Durante três dias, Itabira sediou a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Tae kwon-Do. O evento esportivo se encerrou na tarde deste domingo, 18 de março. O Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, Centro da cidade, reuniu 420 atletas, dentre esportistas de Itabira e de 30 cidades do estado de Minas Gerais.

Os resultados foram 66 medalhas conquistadas por itabiranos, sendo 37 de ouro, 24 de prata e cinco medalhas de bronze. O campeonato é realizado em cinco etapas e esta foi a primeira dessas fases. Os atletas se dividiram em oito categorias de participação: fraldinha, infantil, mirim, júnior, adulto, máster, masculino e feminino.

O campeonato contou com a presença de autoridades, dentre eles, o secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp), Ricardo Sapi, e o prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB).

O organizador do evento em Itabira, grão-mestre Martinho Francisco Alvarenga Oliveira, afirmou que a competição na cidade foi muito positiva. Ele ressaltou o fato de que não houve nenhum tipo de acidente, contusão grave e que as atividades transcorreram com grande normalidade. Martinho argumentou que a missão foi cumprida e a receptividade itabirana foi um diferencial, agradando aos atletas de outras cidades. “Os visitantes foram bem recebidos. Estão indo embora felizes e com vontade de voltar para Itabira, por causa dessa recepção, pela organização. Então, a nossa avaliação é a melhor possível”.

Ele adiantou que sua paixão pelo Tae kwon-Do o fará buscar oportunidades para que, mesmo com todas as dificuldades, seja sempre realizado este tipo de evento em solo itabirano.

Legado para a cidade

O vice-presidente da Federação de Taekwon-Do do Estado de Minas Gerais (FTEMG), Marcelino Soares de Barros, que também é grão-mestre, avaliou que o evento atendeu às expectativas, com o cumprimento de todo o cronograma e programação propostos. Para Ricardo, a estrutura e a logística “não deixaram a desejar”, o que resultou num legado positivo para a cidade.

Ele destacou o trabalho conjunto e comprometimento da organização. “O evento deixa um legado para aqueles que participaram pela primeira vez. Todos elogiaram a organização, a estrutura, o profissionalismo com que a FTEMG executa os seus eventos. Então, fica mais um legado para Itabira, para o Tae kwon-Do”.

A segunda etapa da competição está marcada para acontecer na cidade de Mariana, em abril. A disputa serviu para que os atletas do nível faixa-preta se classificassem para a etapa seguinte no próximo mês. Ao final de cinco etapas, os atletas serão ranqueados e aqueles com as melhores notas integrarão a Seleção Mineira de Tae Kwon-do para disputar a Seleção Brasileira.

Realização

A competição é promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg) e Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com o apoio da Prefeitura de Itabira, Governo de Minas Gerais, ArcelorMittal, Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), Associação Criança do Amanhã e Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (Cref/MG).


Exit mobile version