Na noite desta última quinta-feira (29), o auditório do Centro Universitário Funcesi, em Itabira, recebeu a psicóloga e escritora Daniela Brunelli para um encontro e troca de ideias, mediado pela coordenadora do curso de psicologia, Priscila Penna. O evento faz parte da divulgação do livro “Talvez você se Encontre por Aqui: Qualquer Coincidência será mera Semelhança”, lançado recentemente por Daniela. Os debates abordaram temas como o dilema das redes sociais, o contexto de pandemia e seus impactos na saúde mental. O evento foi aberto para toda a comunidade.
A roda de conversa
A ocasião contou com a presença de estudantes de psicologia, professores e médicos. Para Daniela Brunelli, as discussões promovem um entendimento maior sobre diversos aspectos do indivíduo e a universidade exerce um papel fundamental, estabelecendo o vínculo com a sociedade.
“É um prazer estar aqui nesse ambiente. A faculdade oferece essa conexão com a comunidade de uma maneira muito valiosa. Temos essa troca entre profissionais, alunos e toda a comunidade”, comenta.
Maria do Rosário Martins, formada em Letras pela Funcesi e atualmente psicóloga e professora, destacou a importância dos temas de literatura e psicologia para o ser humano e os pontos positivos em participar de eventos como este:
“Trazer a literatura, o pensamento sobre o romance, a essência faz com que possamos respirar, pensar no presente, pensar no sentido do nosso existir, no porquê de estarmos aqui, estarmos na nossa essência, na nossa visão humana”, ressalta.
“Talvez você se Encontre por Aqui”
O livro “Talvez você se Encontre por Aqui: Qualquer Coincidência será mera Semelhança”, escrito por Daniela Brunelli, foi lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e no Festival Literário de Itabira (Flitabira). Na obra, a autora reúne suas experiências pessoais e análises clínicas em busca do autoconhecimento. Ela destaca que a leitura do livro proporciona reflexões que podem transformar o modo de agir do indivíduo.
“Trazendo um espírito crítico, um pensamento crítico para questões que são pertinentes à nossa existência. Com certeza, o efeito terapêutico pode ser transformar ideias e comportamentos, acessando sentimentos também através da leitura”, explica.
Literatura e Psicologia
Priscila Penna, coordenadora do curso de psicologia da Funcesi, foi mediadora da roda de conversa, ela acredita que o vínculo entre a literatura e a psicologia se dá pela tentativa da compreensão de questões intrínsecas da natureza humana.
“A literatura é uma tentativa de responder a esse desafio que é a natureza humana. O que a psicologia faz é tornar ciência aquilo que a literatura, a arte, de forma geral, e a filosofia já fazem há muitos séculos, desde a Grécia Antiga”, explica.
Democratização do Conhecimento
O presidente da Funcesi, Maurício Mendes, esteve presente durante a sessão de discussão e enfatizou o compromisso em realizar eventos com abordagens necessárias para o cotidiano. As atividades são abertas ao público, como uma forma de reverter as ações para a comunidade de Itabira e região. Maurício também destacou o papel efetivo desempenhado pela mídia em divulgar as ações organizadas pela Funcesi, reforçando a necessidade da participação de todas as pessoas.
“A faculdade é da comunidade e nós fazemos para ela. Então, gostaríamos muito que em todos os eventos tivéssemos uma presença maciça dos nossos colegas de Itabira”, destaca.