Site icon DeFato Online

Relatório indica fissura de 10 metros em cachoeira de Conceição do Mato Dentro

cachoeira de conceição do mato dentro

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O poço da cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato do Dentro, continua interditado para banho e visitação por tempo indeterminado. Na última quinta-feira (17), foi realizada uma inspeção por uma equipe multidisciplinar composta pelo Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil municipal, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e agentes do Parque Estadual e ficou constatada uma fissura estrutural transversal com cerca de 10 metros de extensão e uma abertura máxima de 15 centímetros.

A inspeção contou com a utilização de drone, com o qual foram realizadas fotos em diversos ângulos do local da descontinuidade ocorrida em 2021, onde ficou constatada a fissura. “Observa-se que a descontinuidade identificada não tem seu prolongamento do lado oposto do maciço rochoso, estando este ainda intacto visualmente. Importante salientar que a formação do local é composta por camadas de quartzito, onde possui características de descontinuidade em toda a sua extensão”, informou o relatório do Corpo de Bombeiros.

A corporação alerta ainda que as fissuras sofrem ações de multifatores que podem levar à sua movimentação, como chuva, ventos e raízes de plantas, resultando em imprevisibilidade quanto ao desprendimento de grandes pedaços de rocha.

O local está interditado desde segunda-feira passada (13/11) e ainda não há previsão para a reabertura do poço da cachoeira para banhos. Novas inspeções devem ser realizadas nas próximas semanas.

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

 

Exit mobile version