Como já era esperado, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) confirmou Renata Regina e Tuani Guimarães como candidatas à governadora e vice-governadora de Minas Gerais, respectivamente. A decisão foi tomada em durante a convenção partidária da legenda, realizada no último domingo (24), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Durante a convenção, o PCB não indicou candidato ao cargo de senador. Para deputado federal, dez nomes foram escolhidos; enquanto para deputado estadual, a legenda terá dois postulantes.
Renata Regina, de 35 anos, é ativista do Comitê do Poder Popular de Belo Horizonte. Essa será a sua primeira eleição para um cargo no Executivo — porém, já participou de outros dois pleitos, em 2014 e 2018, quando concorreu para deputada estadual e federal, respectivamente, sempre pelo PCB. Ela é fotógrafa e doula, além de secretária política do PCB.
Já Tuani Guimarães, de 32 anos, é natural de Vitória (ES), mas reside em Itabira desde 2018, onde é professora de Sociologia, atuando na rede estadual de ensino. Ela também é mestra em Arquitetura e Urbanismo, além de cursar Direito na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No campo social, participa do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração no Quadrilátero Aquífro/Ferrífero e dos movimentos sindicais da educação de Minas Gerais.
Nesta terça-feira (26), Renata Regina e Tuani Guimarães estarão em Itabira para o lançamento do Comitê do Poder Popular, que acontece à noite. Elas estarão acompanhadas de Sofia Manzano, candidata a presidente, e Júlia Rocha, candidata à deputada federal, ambas pelo PCB.
O portal DeFato conversou com Tuani Guimarães sobre o programa político do partido. Confira aqui!