O I Festival da Cultura Tropeira, que acontece em Ipoema, distrito de Itabira. O evento, que é promovido pela Promovido pela Prefeitura Municipal, conta com uma programação artística-cultural gratuita, desde sexta-feira (20), que busca valorizar e resgatar as tradições e costumes do tropeirismo. Neste sábado (28), a festa será encerrada oficialmente, com show de Renato Teixeira.
A partir das 10h, as comitivas seguirão rumo a Ipoema, saindo da Fazenda Brejaúba (região do Bamba), Chapada do Turvo, Bom Jesus do Amparo e do distrito de Senhora do Carmo. São esperados centenas de cavaleiros na festa. A abertura do evento está prevista para começar às 13h, no campo do Aliança, com a recepção e confraternização das comitivas. No local, haverá o show da cantora Carol Muniz.
Às 15h, as comitivas seguirão para o Museu do Tropeiro, onde haverá a tradicional Bênção dos Cavaleiros com o padre Francisco Guerra. O embarque dos animais, na saída para Bom Jesus do Amparo, está marcado para as 18h.
A festa continua a partir das 20 horas, no campo do Aliança. O espaço terá barraquinhas de comidas e bebidas, banheiros químicos, gradil de proteção, além de seguranças, policiais militares e agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). O primeiro show da noite será com Fabrício di Paula.
O show do compositor, cantor e músico Renato Teixeira acontecerá a partir das 23h. Ele é autor de diversas canções, como “Romaria” (grande sucesso na voz de Elis Regina), “Tocando em Frente” (parceria com Almir Sater), “Dadá Maria” (um belo dueto com Gal Costa) e “Frete” (tema de abertura do seriado “Carga Pesada, da Rede Globo”).
O encerramento ficará por conta do Bailão Sertanejo, grupo formado por diversos cantores itabiranos.