A resenha é utilizada para descrever e também analisar quaisquer outras produções textuais, podendo ser desde obras literárias até mesmo a tratados médicos.
Este gênero textual permite mesclar o resumo com os trechos de análise ou com a descrição uma vez que ela acrescenta novas informações ao que foi originalmente resenhado. No entanto, é importante ressaltar que é diferente de um resumo.
É necessário que a resenha tenha um esqueleto de redação pronta para qualquer tema que pode variar de resenha crítica de um filme, a resenha crítica de um artigo ou até mesmo a resenha acadêmica.
As resenhas, de modo geral, são lidas pelas pessoas que têm interesse em saber mais sobre algum tipo de conteúdo. Por isso, esse gênero literário pode causar grande influência na escolha do leitor, se for sobre um livro, ou de espectador que ainda não decidiu se quer ver certo filme.
Não existe um limite de parágrafos, nem mesmo das linhas para escrever uma resenha, só há sugestões de quais os tópicos devem constar nesse tipo de produção escrita. São eles:
O primeiro parágrafo deve conter uma síntese geral da obra e é o momento em que o resenhista apresenta os principais pontos da obra analisada. No segundo parágrafo, ocorre a apresentação das partes ou dos capítulos da obra.
Já no terceiro parágrafo, a síntese de cada capítulo ou parte da obra é apresentada e no quarto parágrafo, vem a parte da análise crítica pelo viés do resenhista com a apresentação de informações particulares sobre a obra que foi analisada, com objetividade e clareza e traz também a problematização, se for o caso.
As principais características da resenha
Além do modelo de redação pronta para qualquer tema, a resenha crítica deve seguir algumas características para ser considerada um bom trabalho, sendo elas:
- Ter um objetivo: A resenha, por se tratar de uma análise crítica ou argumentativa exige objetividade na sua linguagem, em especial se o objetivo é convencer o leitor. Já que as possíveis interferências do autor podem atrapalhar o método científico. Por esse motivo é importante empregar o sentido literal a ser estudada.
- Ser conciso: É importante dizer só o necessário sem ter que empregar vários exemplos ou frases repetidas. Uma vez que a resenha tem como principal objetivo ser transformada em um material de estudo sem precisar acessar o material original sobre o que foi feito a resenha.
- Usar um método: A partir de um método científico, usado na estrutura da resenha, deve ser clara e objetiva. Uma vez que também são baseados no resumo com as informações mais relevantes e na análise de dados mais específica de cada tema que o material possui.
- Usar a Norma Padrão da Língua Portuguesa: A variante da língua portuguesa empregada nas resenhas deve ser a norma padrão, pois deve seguir as normas da gramática e também ser compreendida pela maior parte das pessoas.
Os tipos de resenha que existem
As principais habilidades para elaboração da resenha devem começar com uma breve apresentação do texto, por meio de uma descrição objetiva do livro ou do filme que será resenhado.
Para a construção da resenha é recomendado seguir as normas da ABNT, com a atribuição de um título para a resenha que deve ser diferente do título da obra analisada, com a apresentação do autor da resenha, trazendo as referências de modo organizado de acordo com a norma em vigor, com a constatação da principais ideias discutidas na obra, quais foram as metodologias utilizadas, quais foram os autores também mencionados e as quais as conclusões.
Por fim, para fazer o seu trabalho, é importante conhecer os tipos de resenha que existem:
- Resenha crítica: É a interpretação e resumo da fonte escolhida. Por meio da descrição da obra e como ela está organizada e com juízo de valor, uma vez que serve para os ambientes mais especializados, com o intuito de apresentar um parecer crítico a respeito da qualidade da obra que foi resenhada.
- Resenha descritiva: Mais parecida com o resumo, não apresenta quaisquer tipos de juízo de valor ou interpretações mais críticas sobre o texto ou filme analisado. Tem como objetivo descrever a qualidade das informações da obra, sem julgamentos ou opiniões.
- Resenha científica: Tem a característica de realizar a análise com o viés exclusivamente científico, Por esse motivo, a resenha científica deve ser feita à obra precisa ter base nas pesquisas de dados, de acordo com os parâmetros da ciência. Em especial, esse gênero é usado no meio acadêmico e nas principais universidades do país.