Sendo referência há mais de 30 anos, em Itabira, pela deliciosa e tradicional culinária, o Restaurante Lili não poderia faltar na lista das marcas mais lembradas de 2020. Vencedora do prêmio Top of Mind, na sua categoria, a empresa segue sendo um sucesso com base em um padrão de qualidade que se perpetua ao longo dos anos.
O Restaurante Lili faz parte da história de Itabira por proporcionar experiências gastronômicas memoráveis aos itabiranos e visitantes. Dos pratos autênticos e saborosos aos doces caseiros, diariamente, os cardápios balanceados e saudáveis, oferecidos por um buffet self-service, conquistam novos fãs. Entre as diversas variedades de saladas e pratos quentes há também carnes, aves e peixes grelhados para todos os gostos.
O restaurante e o cardápio remetem todo o jeitinho mineiro. Acolhedor, aconchegante e com aquela deliciosa comida caseira que lembra casa de vó, são algumas das palavras que podem descrever o Restaurante Lili. Os almoços dos finais de semana e feriados são regados de ótima música, cantadas ao vivo, pelo itabirano Luiz Bira. O espaço é amplo com salão em dois andares, com capacidade para 180 pessoas, ambiente climatizado, acessibilidade para cadeirantes, banheiros confortáveis e adaptados, mezzanino e estacionamento próprio. A decoração requintada mescla o moderno e o antigo. Parte da fachada é original, com um charmoso jardim. Já a cozinha atual, não traz nada dos tempos idos, pois é moderna com equipamentos eficientes e atualizados. Além disso, a estrutura oferece a realização de eventos sociais e corporativos.
Mas, para além da boa comida e do ambiente convidativo, o restaurante também é um negócio de sucesso. “O crescimento da empresa foi acontecendo naturalmente, atendendo a demanda dos clientes. Sem um plano com metas pré-estabelecidas”, conta Naijara Barcelos, filha da proprietária Lili.
Em 2019, elas iniciaram o projeto de abrir a segunda unidade do restaurante, com um conceito um pouco diferente. O Lili Restaurante e Café foi inaugurado em 2020, no edifício Monjolos. Além do tradicional almoço self-service, o espaço também oferece, na parte da tarde, uma variedade de lanches e cafés.
História de conquistas
O empreendimento começou como mercearia, na virada dos anos 70 para os anos 80. O pequeno comércio ficava na parte da frente da casa. Naquela época, Lili vendia pão, pastel frito e alguns produtos de mercearia.
Depois começaram a vender porções de tira-gosto e cerveja. Aos poucos, a mercearia virou um bar movimentado. Lili, divorciada, tomava conta de quatro filhos e era quem administrava tudo.
“Com quatro filhos, pagando contas, comprando produtos e atendendo no balcão, fazer almoço era impossível. A ideia de começar a servir comida veio com a fala de uma amiga que anunciava a chegada de uma empresa na mesma rua. Por que não atender o útil ao agradável? Pensei. Aí começou a história do Restaurante Lili, com a venda de dois pratos feitos, dos quais me lembro ainda hoje.”
“A qualidade, limpeza e a excelente comida fizeram com que o restaurante crescesse muito. Nosso sucesso contou com atores importantes: as cozinheiras! Uma delas trabalhava esporadicamente fazendo pratos deliciosos e elaborados, outras nos presenteiam com seu trabalho, até os dias atuais.”
Força motora do negócio, Lili segue trabalhando todos os dias em seu restaurante. O alto-astral e simpatia característicos da empreendedora, que está sempre com um sorriso no rosto, fizeram dela uma mulher admirada e inspiradora. A empresária faz questão de recepcionar seus clientes, amigos, colaboradores e fornecedores.
“Trabalho todos os dias. Vivo mudando as coisas de lugar. Sou uma mulher dinâmica e gosto de inovar. Acho que arriscar faz parte da vida de um grande empreendedor. Eu sempre arrisquei e deu certo. Passamos por dificuldades, mas não me arrependo de nada”, relata Lili.
A empreendedora agradece a todas as pessoas que ajudaram em sua trajetória e diz o que é importante para alcançar o sucesso.
“Agradeço a Deus, aos meus pais e aos meus filhos que sempre estiveram ao meu lado me ajudando a construir nosso patrimônio, à chefe de cozinha do restaurante. Aos clientes e itabiranos por confiarem no meu trabalho. E como alcançar o sucesso? “Eu entendo que é fazer tudo com amor e com o coração. Nunca, jamais servir para o cliente o que não serve para mim. Aprendi isso com o meu pai, que foi um comerciante nato. É fazer para o cliente o que gostaria que fizessem pra você”, ensina.