Entre os dias de 8 a 17 de setembro, o !PULSA! Movimento Arte Insurgente chega em Itabira, trazendo uma grande programação artística, cultural e de trocas pedagógicas. Os ingressos para as peças serão distribuídos gratuitamente e a retirada acontece pela plataforma sympla (www.sympla.com.br/produtor/fccda) – primeiro lote, dia 29 de agosto; segundo lote, dia 01 de setembro. Também estão abertas as inscrições para os workshops, intervenções urbanas, residência artística, rodas de conversa, seminários.
Apresentações de teatro, música e dança; além da realização das atividades de formação e a Feira !PULSA! são algumas atrações que irão acontecer de forma totalmente gratuita. Todo o festival dialoga seus cinco eixos curatoriais: Feminismo Artístico, Negritude Anticolonial, Vidas Trans-mudar, Arte Indígena Contemporânea e Coletivos Periféricos.
Clique aqui para fazer sua inscrição nos workshops, residências artísticas e intervenções urbanas.
Clique aqui para conferir a programação completa.
!PULSA!
O evento reúne importantes nomes das artes, da cultura e representantes de movimentos coletivos e sociais, como a atriz e poeta Elisa Lucinda, o mestre Nego Bispo, a atriz e slam Roberta Estrela D´Alva, o poeta e performer Ricardo Aleixo, o professor e escritor Ivanir dos Santos, a artista indígena Zahy Tentehar, a pajé Mapulu Kamayura, a saxofonista e compositora Maria Bragança, a cantora lírica Sylvia Klein e o músico Ausier Vinícius. Todas as atividades são gratuitas e ocupam diversos espaços locais: a Casa de Drummond, Casa do Brás, Escola Livre de Artes, Praça Dr. Nelson Lima Guimarães (Praça do Pará), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Auditório da Secretaria do Meio Ambiente, Bar da Neide e Rua Israel Pinheiro – Major Laje Cina.
Dirigido e idealizado por Andreia Duarte e Guilherme Marques, com grande experiência na realização de festivais e eventos de arte e cultura, o !PULSA! Movimento Arte Insurgente nasceu com o desejo de trocar e impulsionar ações artísticas de diferentes linguagens para além das capitais e grandes centros urbanos. “A partir desses eixos fundantes do !PULSA!, nos reunimos e nos unimos a artistas, gestores, educadores, artesãos, pensadores locais e de outras regiões do Brasil para construir essa programação vigorosa e reflexiva, um convite para estarmos reunidos em torno dessa proposta de horizontalizar a democratização do acesso à arte e à cultura e a formação de público”, destaca Andreia Duarte.
A programação traz espetáculos teatrais com diferentes linguagens como “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; “A Mulher Monstro”, do ator e diretor José Neto Barbosa (RN/PE); e “Nós”, do Grupo Galpão (MG). O espetáculo de abertura, dia 08 de setembro, “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda (ES), será para convidados e público em geral.
Entre as intervenções urbanas, destaque para “Feminismo na cidade”, com Juliana Pautilla, que, a partir de encontros com mulheres, vai criar frases sobre o tema e colocá-las nos muros do município; e “Civilidades Ancestrais”, de Zahy Tentehar, instalação formada por três vídeos de sua autoria sobre elaborações do feminino, do antropoceno e de identidade. Os seminários trazem para o debate dois temas fundamentais hoje: “Poéticas e políticas para um mundo mais ecológico!”, com a participação das indígenas Márcia Kambeba (PA), Mapulu Kamayura (MT), Maurício Terena (MS) e Sandra Benites (MS); e “Racismo Estrutural”, com a participação de Nego Bispo (PI), Roberta Estrela D`Alva (SP), Ivanir dos Santos (RJ), Soraya Martins (MG), Ricardo Aleixo (MG), e Marcos Alexandre (MG).