Acontece nesta quarta-feira, às 16h, a reunião entre os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e a diretoria da Vale para tratar do apoio econômico temporário aos municípios afetados. O encontro será realizado na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, e não na sede da associação, em Belo Horizonte, como informado anteriormente.
Na pauta do encontro, está a continuidade das atividades da mineradora Vale em Minas Gerais e os investimentos que serão feitos no estado. “Os municípios mineradores querem ouvir da Vale se os investimentos que estão ocorrendo no Pará não estão acontecendo em detrimento a Minas, ou seja, não está se investindo mais lá para deixar de investir aqui. Queremos ter certeza de que a Vale não está indo embora do estado, diminuindo seus investimentos em Minas e de que vai continuar aqui, minerando por décadas à frente como estava previsto antes do acidente de Brumadinho”, alerta o consultor de Relações Institucionais da AMIG, Waldir Salvador.
A reunião de hoje, faz parte de uma série de negociações com a diretoria da empresa sobre, entre outras ações, o apoio econômico temporário para as cidades mineradoras, reavaliado a cada 90 dias, além do planejamento de requalificação dos empregados para o descomissionamento de barragens. Os encontros tiveram início após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, que matou 246 pessoas e deixou outras 24 desaparecidas.
REUNIÃO EM ITABIRA NA QUINTA-FEIRA
Já amanhã, quinta-feira (27), a Amig promove em Itabira a reunião itinerante com o tema “Ciclo da Mineração: do início à exaustão”. O evento será realizado durante todo o dia no Hotel It – Itabira (Bristol). A reunião tem como objetivo discutir temas de relevância para os municípios mineradores, destacando assuntos das áreas de meio ambiente, jurídica, econômica e tributária.
Na abertura, o presidente da Amig, Vitor Penido, e o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, irão ressaltar a urgência de se abordar o ciclo da mineração. “É necessário direcionar os nossos esforços para que a economia local dos municípios mineradores tenha longevidade e esteja fortalecida na fase pós-mineração. Precisamos ampliar o debate sobre a diversificação econômica das cidades e isso é mais viável se for feito concomitantemente à época em que a mineração está operando em nosso territórios”, destaca Penido.
Confira abaixo a Programação
TEMA: Ciclo da Mineração: do início à exaustão
9h – Recepção
9h30 – Abertura Reunião Itinerante
Vitor Penido – Presidente da Amig
Ronaldo Magalhães – Prefeito de Itabira
10h – Painel I: Ciclo da Mineração: Case Itabira
Denis Lott – Prefeitura de Itabira/MG – Advogado e Consultor
11h30 – Intervalo para almoço
13h – Painel II: Diversificação econômica para as cidades mineradoras
Dante Matos – Diretor-Presidente da Codemig
Thais Rêgo de Oliveira – Gerente de Relações Institucionais Sudeste e Centro Oeste da Vale
Ronaldo Lott Pires – Secretário Municipal de Obras Transporte e Transito da Prefeitura de Itabira
15h – Painel III: Passivos Ambientais
Rodrigo Amaral – Gerente de Meio Ambiente da Vale
Roberto Júnior Gomes – Gerência da qualidade do solo e reabilitação de áreas degradadas da Feam
16h – Painel IV: Preparação para um novo ciclo econômico de Itabira
Waldir Salvador – Consultor de Relações Institucionais da Amig
16h30 – Encerramento – Carta de Itabira
Ronaldo Magalhães – Prefeito de Itabira
Serviço
Reunião Itinerante Itabira
Dia: 27 de junho
Horário: das 9h às 16h30
Local: Hotel It-Itabira (Bristol)- Av. Duque de Caxias, 1220, Esplanada da Estação – Itabira/MG