A rinoceronte Luna, do Zoológico de Belo Horizonte, morreu aos 53 anos e já estava vivendo cercada de cuidados intensivos e do carinho da equipe veterinária. O falecimento foi comunicado na última sexta-feira (13). “Com pesar, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH comunica o falecimento da rinoceronte Luna, no Zoológico de BH, neste dia 13 de outubro de 2023”, disse a Prefeitura em nota.
Luna é da espécie rinoceronte branco do sul (Cerathoterium simum simum) e completaria 54 anos de idade em maio de 2024. Ela era o animal mais velho do Zoo de BH e considerada também um dos mais longevos de sua espécie sob cuidados humanos. Uma pesquisa realizada pela equipe técnica da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte aponta que o rinoceronte branco do sul mais longevo do mundo, que vivia sob cuidados humanos, faleceu com 55 anos de idade, na França.
Já tendo superado a expectativa de vida da espécie (sob cuidados humanos, é de 50 anos, e na natureza, de 30 anos), a Fundação disse que “Luna já apresentava, há alguns anos, doenças típicas de sua idade avançada e vivia cercada de cuidados intensivos e do carinho da equipe”.
A causa da morte será apurada após resultados dos exames de necropsia.
História
Luna nasceu em 4 de maio de 1970 e chegou ao Zoológico de Belo Horizonte em dezembro de 1972, vinda da Alemanha Ocidental. Teve dois companheiros de vida em BH, mas não teve filhotes.