A Defesa Civil de Nova Era emitiu no início da noite desta segunda-feira (2) um alerta para que a populção riberinha fique atenta ao nível do Rio Piracica. O último monitoramento foi realizado aponta que o nível do rio subiu três metros desde a meia noite. A tendência, segundo as autoridades, é que o volume aumente ainda mais nas próximas horas. A cota de inundação em Nova Era é alcançada quando o rio sobe 4,7 metros.
“Sugerimos a toda população ribeirinha que fique atenta ao nível do rio nas próximas horas. Até o presente momento não há previsão de enchente e não há motivos para alarme e qualquer alteração das previsões será imediatamente informada à população”, diz o comunicado.
Os dados são do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), plataforma desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para disponibilizar em tempo real dados e previsões que ajudam a prevenir danos e preservar vidas em eventos de cheias e inundações. O monitoramento dos níveis e vazão dos rios é possível por meio da operação de Plataformas de Coletas de Dados Automáticos (PCDs) situadas às margens dos rios.
Memória
Os problemas relacionados às enchentes são recorrentes em Nova Era. Por ter sua área urbana desenvolvida às margens do rio Piracicaba, a população sofre com as cheias do rio em períodos de precipitações intensas ou prolongadas. Este ano, no último fim de semana de janeiro, o rio subiu mais de sete metros e causou prejuízos para milhares de famílias.
De acordo com a Prefeitura Municipal, 430 pessoas ficaram desalojadas, sete desabrigadas e 1.340 foram afetadas pelas fortes chuvas. O município, de 17.578 habitantes (população estimada em 2019, segundo o IBGE), decretou Estado de Emergência – ato reconhecido pelo Estado.

