As fortes chuvas que vem caindo durante os últimos dias, em Minas Gerais, estão afetando diversas cidades mineiras. Em Congonhas, o Rio Maranhão que corta a cidade transbordou alagando vários bairros. Entre os mais afetados estão: Praia, Centro, Fonte dos Moinhos e Vila São Vicente.
A situação está tão crítica que vários vídeos circulam na internet mostrando a situação em que a cidade se encontra. A prefeitura disponibilizou colchões e alimentos para os desabrigados. De acordo com a população, os próprios moradores estão se mobilizando para ajudar os mais necessitados.
Os serviços básicos de atendimento da cidade sofreram alguns danos. Na noite de sábado, 8 de janeiro, a Copasa teve que interromper o abastecimento de água, devido à manutenção no sistema de captação. Segundo a empresa, o abastecimento não tem previsão de voltar.
Os atendimentos de saúde estão sendo feitos no UBS Dom Oscar.
A prefeitura da cidade está usando as redes sociais para informar sobre trabalhos de limpeza, interdição de vias e diversos outros atendimentos!
Patrimônio Histórico
A diretoria da área informou que o zelador teve autorização do Padre Geraldo Gabriel para abrir a capela da Santa Ceia e tomar as providências necessárias. Segundo o assessor Hugo Cordeiro, “a mesa onde havia a goteira foi inclinada e coberta, assim como as imagens da Santa Ceia, com material TNT que é usado para transportar imagens sacras, e a equipe da Defesa Civil ajudou a cobrir todas com lona”. Agora é aguardar e acompanhar os procedimentos que serão realizados para garantir a preservação das peças históricas tão importantes para a cidade.
A Defesa Civil solicita que as pessoas fiquem em casa. Há vários registros de desmoronamento na cidade.