Site icon DeFato Online

Rodoviária de Belo Horizonte tem queda de 90% na circulação de pessoas durante a pandemia

Fluxo de pessoas na rodoviária durante a pandemia tem sido mínimo / Foto: Anna Gonçalves

O Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, que recebia em média 40 mil pessoas por dia, apresentou uma queda de 90% na circulação de pessoas nos dois últimos meses em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela rodoviária, no mês de março, com o início da pandemia, o fluxo caiu 80% e em abril, com os diversos decretos estaduais e municipais, o número de pessoas que transitam pelo local teve uma diminuição de 90%.

Ainda de acordo com o Codemge, no mês de abril de 2020 houve queda de 81% no número de partidas em relação a abril de 2019 (reduzindo de 18.745 para 3.616 ônibus) e diminuição de 83% no volume de chegadas (caindo de 18.604 para 3.243 ônibus). Quanto à quantidade de passageiros, a diminuição foi de 89% no volume de embarques (de 335.437 para 35.511 pessoas) e de 90% no de desembarques (de 321.529 para 30.796 passageiros) em abril de 2020, em relação ao mesmo mês de 2019.

Silvana Rocha, de 67 anos, é moradora de Itabirito. Acostumada a frequentar a rodoviária por 15 anos ao menos duas vezes ao mês, a aposentada conta que nunca tinha visto o local tão vazio. “Tenho dois filhos que se mudaram para cá [Belo Horizonte] há 15 anos. Como somos muito unidos e moro em Itabirito, que é perto daqui, tenho o costume de vir ao menos duas vezes por mês. Desde o início da pandemia eu estava em casa. Mas dessa vez o meu filho mais novo ficou doente e precisava da minha ajuda, por isso vim. Em todos esses anos eu nunca vi essa rodoviária tão vazia”, relata.

Em relação aos cuidados, a assessoria de comunicação do local afirmou que “está sendo incentivada a intensificação na higienização das mãos, com disponibilização de álcool em gel.” / Foto: DeFato Online

Funcionamento

A Rodoviária possui mais de 260 funcionários. Os 56 colaboradores que compõem grupos de risco (idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos ou com doenças respiratórias) foram liberados. Os empregados com cargos administrativos estão em teletrabalho, exceto os de atividades operacionais (tráfego e segurança), que estão em rodízio. 

Por fim, em relação aos cuidados, a assessoria de comunicação do local afirmou que “está sendo incentivada a intensificação na higienização das mãos, com disponibilização de álcool em gel.”

Medidas

Por meio de nota, a Codemge confirmou que a Rodoviária da capital vem adotando uma série de medidas de segurança, tanto para os funcionários quanto para os usuários dos serviços.

“Parte das portas da Rodoviária foi fechada para evitar aglomerações no local, como medida de prevenção ao contágio ao Covid-19. Parte das portas seguem abertas, assim como todos os basculantes, garantindo a adequada circulação de ar. A Administração solicita a cooperação dos usuários no sentido de que apenas quem for viajar entre no Terminal durante este período de pandemia. Pontuamos que, após as 23h30, o acesso ao Terminal é restrito a usuários com passagens, com entrada concentrada entre as plataformas D e E.

A Rodoviária de BH adotou ainda a marcação do piso com indicação da distância mínima de segurança nas filas de acesso às plataformas de embarque. As empresas de transporte foram orientadas e autorizadas a adotar o mesmo procedimento, cabendo a elas regular o fluxo e o distanciamento adequado entre os clientes em espera nos guichês”.

Exit mobile version