A solenidade de diplomação das eleitas e eleitos em 2022 em Minas Gerais é realizada nesta segunda-feira (19), na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e teve início às 17h. O governador Romeu Zema (Novo), reeleito nas eleições deste ano, e seu vice, Mateus Simões (Novo), foram diplomados na cerimônia.
O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo Tribunal Rgional Eleitoral, assinado pelo presidente da instituição, e que é condição para a posse em 2023. A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral.
A entrega dos diplomas aos vencedores das eleições oficializa que eles estão aptos a tomar posse, marcada para o dia 1º de janeiro no caso de Romeu Zema e o vice-governador, Simões, e em 1º de fevereiro para os parlamentares.
“Recebo esse diploma não só com um sentimento de esperança e responsabilidade, mas também de gratidão pelo reconhecimento do trabalho que realizamos neste primeiro governo, que foi escolhido pela maioria dos mineiros, já em 1º turno, para continuar”, declarou Zema.
Governador reeleito
Romeu Zema foi reeleito governador de Minas Gerais com 56,18% dos votos válidos, totalizando 6.094.136 milhões de votos, ainda no 1º turno das eleições de 2022. Zema é natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, tem 54 anos e é pai de dois filhos.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), iniciou sua trajetória profissional bem cedo, aos 11 anos, seguindo os passos do pai.