O vereador presidente interino da Câmara de Mariana, Ronaldo Alves Bento (PSB), assume o cargo de chefe do Poder Executivo da cidade de Mariana após decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A mudança acontece em função de que nas eleições de 2020 o processo eleitoral do município foi considerado inválido pela justiça, portanto a gestão municipal é realizada pelo presidente da Câmara eleito.
Bento substitui Juliano Duarte (CIDADANIA), que também fora presidente da Câmara e assumiu a gestão do executivo como prefeito interino por dois anos (2020-2022), após a invalidação do processo eleitoral que teve Celso Cota Neto (MDB) como vencedor. Em função de pendências e entraves com a justiça eleitoral, Cota não pôde assumir o cargo. Já Juliano Duarte teve sua saída determinada de modo unânime pelo Colegiado do TSE, que determinou seu retorno à presidência da Câmara.
A decisão foi tomada considerando-se que Juliano Duarte é irmão do prefeito Duarte Júnior, que esteve à frente do executivo de Mariana por dois mandatos, o que é proibido por lei. Segundo o artigo 14, parágrafo 7°, da Constituição Federal de 1988: “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.”
O novo prefeito
A posse de Ronaldo Bento foi realizada na sexta-feira (01), às 13h, na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, e transmitida pelos canais oficiais da Câmara à toda população marianense. Em seu primeiro pronunciamento, Ronaldo Bento cumprimentou o ex-prefeito e atual presidente da Câmara, Juliano Duarte, e destacou o compromisso com que irá gerir a cidade.
“Seguirei com todos os meus valores, ética e moral, nesta nova jornada. Diante da forma como tudo aconteceu e como essa missão me foi concedida por Deus, seguirei com compromisso e seriedade em todas as ações já iniciadas e, também, nos novos projetos em favor do desenvolvimento da população”, afirmou, pontuando que o apoio dos 15 vereadores será fundamental para o sucesso da gestão. Ainda de acordo com o prefeito, todas as obras já iniciadas terão a devida continuidade.
Durante o ato, todos os edis, em suas posições de fala, manifestaram apoio a atual gestão.
Sobre Ronaldo Bento
Ronaldo Bento é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL, concluído em 2008, advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho e militante nas áreas Criminal e Cível. Iniciou sua trajetória política em 2012, obtendo 690 votos e ficando como 1º suplente pelo PSL.
Nas eleições 2016, foi eleito vereador pelo PSB com 1.304 votos, e nas eleições 2020, foi eleito vereador pelo PSB com 1.360 votos, sendo o segundo vereador mais bem votado. Dessa forma, assumiu seu segundo mandato, garantindo a presidência da Câmara Municipal de 2020 a 2022.
Ronaldo Bento também foi Presidente do Sindicato Metabase Mariana de 2013 a 2017, diretor do sindicato e Presidente da Câmara de vereadores de Mariana de 1° de janeiro de 2021 a 1° de julho de 2022 e presidiu a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Mariana no biênio 2021-2022. Em 2020, recebeu a medalha de Minas e, em 2022 recebeu a medalha Pedro – O Libertado, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
Além da política, o prefeito interino, que é casado e pai de dois filhos, atua na mineração ao longo de duas décadas e é funcionário da VALE há 21 anos.
Transição
A transição foi realizada na manhã do dia 1º, com a presença do secretariado municipal que, em breves relatos, atualizaram o prefeito sobre o andamento dos setores e declaram o apoio na continuação das tarefas.