O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) dá posse na próxima segunda-feira, 14 de maio, à secretária municipal de Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa. Ela retorna ao governo depois do desmembramento das pastas de Desenvolvimento Urbano (da qual era responsável anteriormente) e Meio Ambiente. A solenidade acontecerá na Mata do Intelecto, às 10h30.
Parceira de longa data de Ronaldo Magalhães, Priscila assumiu as pastas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no início do atual governo, quando o prefeito decidiu unificar as duas secretarias. Como atribuição do cargo, ela também assumiu a presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).
A secretária acumulou as funções até o início de janeiro deste ano. O prefeito Ronaldo, então, definiu pelo desmembramento, empossando o contador Robson da Costa Souza como novo responsável pelo Desenvolvimento Urbano. Priscila ficou sem cargo na administração municipal até a primeira dezena de abril, época em que a Câmara de Vereadores aprovou a nova criação da Secretaria de Meio Ambiente.
As discussões na Câmara foram intensas quanto à recriação e até mesmo vereadores da base governista se posicionaram inicialmente contrários à volta da secretaria. O principal argumento dos parlamentares que se opunham à ideia é o aumento na folha de pagamentos do município em uma época de alegadas dificuldades econômicas.
Do outro lado, o governo defendeu que a recriação da pasta de Meio Ambiente era fundamental, sobretudo, porque o município assumiu, no ano passado, a responsabilidade pelo licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização de mais de 200 tipos específicos de empreendimentos e atividades.
No fim, prevaleceu o projeto do governo e a secretaria foi recriada e voltará a ser comandada por Priscila Braga.