O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) assinou na manhã desta segunda-feira, 19 de março, em seu gabinete, o termo de transmissão de cargo à vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva (PDT). A cessão do cargo é temporária e acontece devido ao período de férias do chefe do Executivo. Participaram da solenidade o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (PDT) – irmão de Dalma -, vereadores, secretários municipais, servidores e familiares da prefeita.
Dalma Barcelos administrará o município por dez dias. Esta é a primeira vez que uma mulher assume o comando da Prefeitura de Itabira. O ato histórico, para ela, é uma atitude de reconhecimento e gratidão do prefeito Ronaldo Magalhães com as mulheres de Itabira.
“Este é um ato histórico em Itabira e me sinto muito honrada por ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura. Na verdade, eu já me sinto muito honrada por ser a primeira vice-prefeita na história do município. Mas, enquanto prefeita, acredito que vai ser muito bom mostrar para as mulheres o nosso empoderamento. Ser espelho para as mulheres e mostrar que é possível será muito bom. Agradeço ao prefeito pela confiança em nome de todas as mulheres de Itabira”, declarou Dalma Barcelos.
Questionada sobre como pretende administrar Itabira durante esses dez dias, a prefeita diz que vai continuar o trabalho de Ronaldo Magalhães. “Quero atuar da mesma forma que o Ronaldo atua, ou seja, sempre pensando no bem da cidade, no desenvolvimento. Como ficarei no cargo por um período muito curto, pretendo continuar o trabalho com a mesma qualidade e perseverança com que Ronaldo e os secretários trabalham”.
Já Ronaldo Magalhães, após 14 meses de trabalho, espera passar os próximos dez dias descansando. “Este foi um período de muito trabalho e dedicação, então agora está na hora de descansar um pouquinho. São dez dias de descanso exatamente para relaxar um pouco, recarregar as baterias, para voltar com muita energia e força e continuar o trabalho com prefeito de Itabira que é bastante árduo”, declarou.