Começou, na última terça-feira (1), o ano Legislativo 2022 — e para quem esperava um início de trabalho tranquilo se enganou. Apesar de o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) ter comparecido à Câmara de Itabira, onde discursou na Tribuna e pregou união entre poderes, vereadores de oposição não pouparam críticas à atual gestão municipal. Rosilene Félix Guimarães “Rose” (MDB), Sidney Marques Vitalino Guimarães (PTB) e Neidson Dias Freitas (MDB) enumeraram uma série de problemas que, na opinião deles, tem acometido a cidade.
Única vereadora na Casa, Rose Félix lamentou a rápida passagem do prefeito de Itabira, que não pode acompanhar toda a sessão plenária devido a outros compromissos, e apresentou uma lista com situações observadas no final de 2021 e início de 2022. Segundo o relato da emedebista, houve aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sem diálogo com a comunidade, descarte de testes contra a Covid-19 e ineficiência na zeladoria urbana do Município.
“Queria poder ter dito isso ao prefeito enquanto ele estava aqui. Ele fez uso da Tribuna e, infelizmente, quebrou um pouco do protocolo. Geralmente quem faz uso da Tribuna espera os vereadores fazerem os seus comentários sobre a pauta. Infelizmente o senhor prefeito não pode nos ouvir um pouco, mas entendemos os compromissos dele”, ressaltou Rose Félix.
“Eu pude aprender muito com o nosso prefeitão durante esse recesso [parlamentar] porque vimos de tudo acontecer. Desde serviços básicos, que não foram prestados com eficiência, como coleta de lixo, capina e os buracos [nas ruas]. Vimos coisas grandes acontecerem, como aumento de IPTU sem diálogo com a população, desova de testes de Covid que estavam prestes a vencer, demonstrando ineficiência da gestão, que poderia ter feito permuta com outros municípios, ainda mais neste momento em que atravessamos, novamente, uma grave crise de Covid e muitas pessoas não podem ser testadas porque mais de 2 mil testes foram jogados no lixo. Isso devido a ineficiência do poder público, da secretária de Saúde [Luciana Sampaio] e do nosso prefeitão em liderar a equipe dele. Nós vimos também a compra de imóveis de apoiadores de campanha, assunto que será tratado pelo Ministério Público”, disparou Rose Félix.
A vereadora, ainda, entregou um documento ao líder de governo, Júber Madeira (PSDB), com uma lista de cursos de gestão pública e de formação de prefeitos e secretariado. Segundo ela, são sugestões para que o prefeito Marco Antônio Lage possa aprimorar a atuação da sua gestão frente ao Executivo Municipal.
“Pudemos aprender muito com o nosso prefeitão. E como retribuição, e é uma pena que não poderei entregar diretamente para ele, até gostaria de ter feito isso em forma de indicação, mas para não constranger os nossos colegas aqui, principalmente os da base governista, quero entregar ao nosso líder de governo, algumas sugestões de cursos de formação de prefeitos e secretariado para que ele possa aperfeiçoar a sua gestão. Ainda dá tempo de aprender”, aconselhou Rose Félix.
“Os ônibus não estão funcionando nem como 1h30”
O petebista Sidney do Salão teceu críticas sobre o funcionamento do transporte público do Município, que tem sido bastante criticado pelos usuários. Ele também traçou um paralelo sobre a desativação da unidade prisional em Itabira e o aumento dos homicídios da cidade — além de solicitar que o prefeito reavalie a questão do presídio local. “No plano de governo ele tem o projeto ‘Cidade’ que vai colocar o transporte público em 15 minutos. Estou achando que esses 15 minutos é do metrô e ele se esqueceu e colocou como dos ônibus, pois os ônibus não estão funcionando nem como 1h30”, ressaltou.
“Nós vemos a falta que o presídio faz. Isso nos traz uma reflexão muito grande porque a falta do presídio está refletindo na população de uma maneira geral, pois o suspeito é apreendido e, muitas vezes, não tem para onde levar e ele é solto. Isso traz insegurança para todos nós. É uma situação muito difícil e gostaria de pedir ao prefeito que reavaliasse junto toda a equipe a reativação do presídio”, analisou Sidney do Salão.
“Nós vamos cuidar do governo dele”
O principal oposicionista ao governo Marco Antônio Lage, Neidson Freitas (MDB), afirmou que seguirá cobrando melhora na atuação da Prefeitura de Itabira — além de apontar críticas nos pontos que, em seu entendimento, não funcionam no Executivo. “Nós vamos cuidar do governo dele. Nós vamos cobrar as ações do governo de hoje, não existe governo do passado. E do futuro, ele conte com todos nós aqui. Mas vai contar com as críticas também”, declarou.
“Temos que assumir o nosso papel de ajudar conduzir Itabira. Mas nos posicionando e cobrando respeito pelo que já existe em nossa cidade e pelo o que já aprovamos aqui. Se o prefeito hoje ainda está governando é porque tiveram administrações passadas que deixaram as coisas funcionando, a Prefeitura com dinheiro em caixa para ele trabalhar e continuar com as ideias dele — e tomara que consiga colocar em prática porque até agora não as colocou. As poucas coisas que entregaram foram projetos que estavam em andamento, até agora [Marco Antônio Lage] não entregou e não mostrou a que veio. Metade do secretariado [municipal] já foi substituído e vai substituir ainda mais porque não consegue ter unidade. Então temos que parar com a narrativa política e começar a trabalhar. Como o colega Sidney [do Salão] bem disse: ‘menos marketing e mais trabalho’. Então hoje [terça-feira] fico feliz em ver que o prefeito inicia o ano com mais humildade e reconhecendo a importância desta Casa”, avaliou Neidson Freitas.
Perdeu a reunião da Câmara de Itabira na terça-feira? Confira na íntegra tudo o que aconteceu:
Transmissão ao vivo
Quer acompanhar o que acontece na Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite, ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as reuniões ordinárias do Legislativo. As transmissões são realizadas pelo canal no YouTube. Para assistir, basta clicar nesse link!