Site icon DeFato Online

Rose Félix faz balanço das ações da Escola do Legislativo em 2023

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Você conhece a Escola do Legislativo Professor Paulo Neves? Sabia que ela é um setor da Câmara Municipal de Itabira para desenvolvimento de ações de cidadania na cidade? Em entrevista à DeFato, a vereadora Rosilene Félix (MDB), que é presidente da instituição, comentou sobre algumas das ações já desenvolvidas pelo núcleo nestes primeiros seis meses do ano. Confira. 

O que é a Escola do Legislativo?

Para além das ações de promoção à cidadania, o projeto também realiza a capacitação de servidores da Câmara Municipal, através do fomento de conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro da Casa. Outro eixo de ação da Escola do Legislativo é realizar a qualificação de lideranças políticas e comunitárias.

A Escola do Legislativo também agrega o Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior, fazendo com que eles possam conhecer melhor a política e os instrumentos de participação. 

Confira o bate papo com a presidente da Escola do Legislativo

– Rose, a gente vem acompanhando o trabalho da Escola do Legislativo e queríamos ouvir de você: qual a importância desse trabalho e quais os desafios de estar a frente dele?

A grande importância, a meu ver, é que a escola conecta e transforma pessoas através da capacitação. Eu amo gente e o maior desafio é fazer algo que realmente agregue valor às pessoas. Temos nossos programas para capacitação tanto do público interno (servidores da Câmara)  quanto para o externo (escolas, entidades, instituições como o Ministério Público e outras) e todos são desenvolvidos com muita dedicação. 

– Como é planejado o trabalho da Escola do Legislativo? 

Temos uma equipe composta por presidente, diretora, recepcionista e estagiário. Nos reunimos periodicamente para definir as ações e também estamos abertos para atender as demandas apresentadas, tanto pelo público interno quanto para o público externo. 

– Qual a avaliação vocês fazem sobre as ações deste ano?

Graças a Deus tem sido um ano positivo, com entregas concretas e muitas ideias novas.  Desde fevereiro estamos executando o Parlamento Jovem e a Visita Orientada, com a capacitação interna sobre o processo legislativo, que são programas tradicionais da Escola do Legislativo. Também estamos trabalhando pautas de impacto na sociedade, como a Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que realizamos no mês de fevereiro em escolas públicas dos bairros Santa Marta, Gabiroba e Pedreira, em parceria com o Instituto Humanizar. 

Nós recebemos a palestra da Dra. Juliana Drumond sobre Direitos das Mulheres no mês março para colaboradoras da câmara. Ainda em março, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Itabira, fizemos o Direito Delas, com a orientação jurídica gratuita dedicada às mulheres do bairro Fênix e agora em maio fizemos a capacitação dos adolescentes quanto à prevenção dos abusos sexuais no Premen. Em todas as ações tivemos um retorno bastante positivo do nosso público alvo

– O que está sendo preparado para as próximas ações da Escola do Legislativo?

 No mês de maio inauguramos o nosso ‘‘Momento Faça Bonito’’, que será um programa permanente de proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Agora no mês de junho vamos dar início ao ‘‘Ativar a Cidadania – Roda de Saberes da Escola do Legislativo’’. Neste projeto, nós faremos um bate papo lúdico e bem interativo com os alunos nas escolas e o primeiro tema a ser trabalhado será o bullying. E ainda para este ano estamos formatando um projeto, por sugestão do Ministério Público, para fortalecimento da Rede de Proteção à Infância e Adolescência.

 

Exit mobile version