Em seu último final de semana, o 46º Festival de Inverno de Itabira, produzido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), levará grandes atrações para o público. A programação conta com apresentações de Rubinho do Vale e Wilson Sideral, teatro e bate-papo com o Grupo Galpão, além de outras atrações musicais, espetáculos, contação de história e oficinas.
Na sexta-feira, 18 de setembro, às 20h, em transmissão ao vivo pelo canal da FCCDA no YouTube, os itabiranos do Trio Conceição apresentam o tradicional forró pé de serra. No repertório, músicas de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Genival Lacerda, entre outros. Em seguida, às 21h, Rubinho do Vale cantará a diversidade da artística brasileira, com foco na música mineira, saudando a história e a rica cultura popular.
A programação, no sábado, 19 de setembro, às 16h, começa com o bate-papo “Minas Gerais 300 Anos”, que reunirá a historiadora e fotógrafa Staël Azevêdo, o escritor Marconi Ferreira, a professora e historiadora Ana Alvarenga e o congadeiro Antônio Beato para debater a história do nosso estado. O vídeo com o debate será transmitido no canal da FCCDA no YouTube.
Mais tarde, às 17h30, também pelo canal da FCCDA no YouTube, acontece a exibição do espetáculo “Romeu e Julieta”, do Grupo Galpão, gravado na praça do Papa, em Belo Horizonte, em um momento anterior à pandemia de Covid-19. A peça, dirigida por Gabriel Villela, transpõe a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro. Em seguida, às 19h, integrantes do Grupo Galpão entram ao vivo no YouTube para um bate papo com o público.
No domingo, 20 de setembro, acontece o último dia de atividades culturais. Às 10h, com a exibição pelo YouTube do espetáculo “A Menina do Dedo Torto” — escrita por Alexandre Maia e Ludmila Rosa, dirigida por Pedro Brício e com imagens do jornalista Luís Nachbin. A peça conta a história de uma menina de oito anos hostilizada na escola por causa do seu dedo torto e a forma como lida com a situação.
Às 14h, será exibida no YouTube a contação de história “Meu Avô Costura Histórias”, com Tales Jaloretto. A apresentação é uma versão adaptada do livro “Durvalino a Pão e Banana”, de Durvalino Jaloretto. Ainda, possui um foco na oralidade e som da história, utilizando técnicas de manipulação de objetos e alguns elementos teatrais.
Em seguida, às 15h, em live pelo YouTube, a Cia. Pé de Moleque apresenta o espetáculo infantil “Memórias de um Menino Bartolomeu”. A peça, que celebra os 300 anos de MinasGerais, é inspirada no escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Ela tem como cenário o interior do nosso estado e trabalha o folclore, a magia e subverte o cotidiano de uma cidadezinha.
O encerramento do 46º Festival de Inverno de Itabira acontece em uma live pelo YouTube, às 18h, diretamente da Fazenda do Pontal. Os itabiranos da banda Rivotrio sem Receita são os primeiros a subirem ao palco, apresentando um repertório baseado no rock e suas vertentes. Em seguida, a partir das 19h, Wilson Sideral comanda o espetáculo “Tropical Blues”. Nele, o músico inspira-se no blues para criar novas versões de sucessos da música brasileira.
Ainda, a programação do 46º Festival de Inverno de Itabira, contará com várias oficinas. Para conferir a programação completa, basta clicar no link (clique aqui).